Enquanto uns sonham com casamentos luxuosos, outros optam pela solidariedade. Um casal turco decidiu celebrar o seu casamento ao distribuir refeições a milhares de sírios que se encontram em campos de refugiados na Turquia. Em vez do tradicional copo de água turco, que dura três dias e culmina num grande banquete, os noivos optaram por passar o dia num campo de refugiados perto da sua residência, na cidade de Kilis.

O valor que seria investido na cerimónia foi doado à Organização Não Governamental Kimse Yok Mu, sediada na Turquia, para preparar um jantar para os menos afortunados. Os amigos e familiares do casal também participaram ao operar os camiões de distribuição de comida. Os noivos serviram as refeições. Muitos quiseram tirar uma fotografia com o casal e as imagens têm corrido as redes sociais. Contudo, o par não quer fama e a noiva recusa-se a ser identificada pelos media locais.

https://twitter.com/kimseyokmu/status/628266710634766336

Segundo o jornal britânico The Independent, o objetivo do casal foi o de marcar a ocasião ao fazer a diferença na vida de outras pessoas. O noivo, Ali Uzumcuoglu, disse que se tratava de “partilhar a nossa felicidade ao oferecer um jantar aos nossos irmãos sírios. Foi certamente diferente”.

Cerca de 4.000 refugiados beneficiaram da solidariedade do casal. De acordo com as Nações Unidas, quase 250 mil pessoas já foram mortas na Síria desde o começo do conflito, em 2011.

Texto de Karla Pequenino, editado por João Cândido da Silva

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR