As típicas canções de verão querem-se alegres, levezinhas e bem ritmadas. Fomos à procura das mais significativas representantes da música estival, entre as décadas de 60 e 90, portuguesas e estrangeiras. Aqui ficam as nossas escolhas.

The Beach Boys – Surfin’ USA (1963)

Quase toda a discografia deste grupo da Califórnia evoca o verão e a praia, como o próprio nome da banda indica. Esta canção, decalcada de Sweet Little Sixteen, de Chuck Berry, enumera um conjunto de locais de surf nos Estados Unidos.

Natércia Barreto – Óculos de Sol (1968)

A cantora, também conhecida por Techa, foi eleita Rainha da Rádio em Moçambique, em 1965 e 1970. Esta adaptação da canção inglesa Sunglasses fala de traição e ciúme: a protagonista vai para a praia e leva tudo quanto convém, incluindo os óculos de sol, que a vão proteger quando passar a tarde a chorar, ao ver o seu amado com outra ao lado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mungo Jerry – In the Summertime (1970)

Foi escrita em apenas dez minutos pelo vocalista Ray Dorset, mas vendeu trinta milhões de cópias e será provavelmente a canção de verão mais tocada de sempre. Cuidado com a frase «have a drink, have a drive», que já foi o mote de uma campanha de prevenção rodoviária no Reino Unido.

John Travolta e Olivia Newton-John – Summer Nights (1978)

A história de um romance de verão em duas versões: Sandy conta às amigas que deram as mãos e beberam limonada, Danny realça aos amigos o lado físico da relação. Esta canção do filme Grease é também um dos maiores sucessos nas noites de karaoke.

Bryan Adams – Summer of ’69 (1984)

Esta canção do álbum “Restless” não alcançou o número 1 do top em nenhum país, mas com o tempo tornou-se numa das mais populares do cantor canadiano, que viveu na zona do Estoril entre 1966 e 1970. O nosso lado patriótico gosta de acreditar que those were the best days of his life, só que, neste caso, o número 69 não se refere ao ano vivido em Portugal (Adams tinha apenas 9 anos no verão de 1969), mas às experiências sexuais (e musicais) da juventude.

Lena d’Água – Dou-te Um Doce (1986)

Um dos maiores sucessos da nossa diva dos anos 80, fazia parte do álbum “Terra Prometida”. No videoclip, filmado nas Azenhas do Mar, junto a uma piscina, e polvilhado de camisas havaianas, aparece o mano Rui Águas a dar toques na bola.

Sabrina – Boys (1987)

Este sucesso da italiana Sabrina Salerno sobre os amores de verão estalou em toda a Europa. O videoclip, em que a cantora se faz valer dos seus atributos, ficou na memória dos rapazes que passaram pela adolescência nos anos 80.

http://www.youtube.com/watch?v=Ug8WeZyTxXg

Afonsinhos do Condado – Rolar no Chão (1988)

Dançar na praia e rolar no chão era a proposta da banda de Gimba, Nuno Faria e Jorge Galvão, nesta canção que culmina em animado ritmo latino. Que horas são? Onze e meia!

Peste & Sida – Sol da Caparica (1989)

A música perfeita para ouvir na Ponte rumo às praias da Caparica, se possível num descapotável com o cabelo a voar. É uma versão de California Sun, dos Ramones, mas isso agora não interessa nada – sem nada dever às California Girls, as miúdas da Costa são uma tentação.

Onda Choc – Biquini Às Bolinhas Amarelas (1990)

O biquíni foi inventado em 1946 e durante alguns anos foi proibido em Portugal. Várias décadas depois, os Onda Choc puseram na boca da criançada esta versão de Itsy Bitsy Teeny Weeny Yellow Polka Dot Bikini, de Brian Hyland.