Sam Van Aken, professor de arte da Universidade de Syracuse, nos EUA, aliou o seu gosto pela arte ao facto de sempre ter vivido e lidado com árvores de fruto. Em 2008, descobriu que um pomar na Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova Iorque estava prestes a fechar por falta de financiamento e que algumas das espécies de frutas seriam extintas se o pomar fechasse. Decidiu então criar a primeira árvore híbrida com 40 variedades de fruta e foi assim que nasceu o projeto “Tree of 40”.
Van Aken desenvolveu um cronograma de cada uma das variedades de fruta para verificar o momento exato em que os caroços começavam a florescer. Utilizou a técnica do enxerto e foi adicionando diferentes tipos de frutas à raiz da árvore. Segundo o professor, são necessários oito ou nove anos para cada árvore começar a produzir. Para além disto, os enxertos só podem começar a ser feitos quando a árvore já tiver três anos.
Até ao momento, foram produzidas 16 árvores de 40 frutos e algumas delas foram plantadas em museus, centros comunitários e coleções de arte privadas nos EUA. Para Sam, este projeto é uma obra de arte que tem como objetivo principal a preservação e divulgação de espécies de frutas que já não estão disponíveis comercialmente.
Texto de Ana Paula Pinheiro, editado por João Cândido da Silva