A bolsa de Atenas está a negociar em positivo de 0,86%, minutos após a abertura, reagindo a uma paragem de cinco semanas que provocou a maior queda da história do mercado de ações.

O índice Athex da praça financeira ateniense marcava 648,75 pontos, pelas 8:56 em Lisboa, mais duas em Atenas, com os analistas a analisarem cautelosamente os bancos gregos, que têm sofrido perdas nos últimos dois dias de negociação.

Na quarta-feira, a bolsa de Atenas encerrou a perder 2,53%, penalizada pela queda dos bancos pelo terceiro dia consecutivo.

O índice geral Athex, no vermelho desde segunda-feira, encerrou em 643,22 pontos, uma descida de 2,53%, com os bancos a registarem minutos antes do encerramento da bolsa perdas de 24,5%. Nas duas sessões anteriores, o setor bancário perdeu perto de 30%.

A bolsa de Atenas reabriu na segunda-feira após ter estado encerrada durante cinco semanas, na sequência da instauração na Grécia do controlo de capitais, a 29 de junho. No dia da reabertura, a bolsa registou uma queda histórica de 16,23%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR