Em breve, poderá fazer compras através do Twitter. Desde setembro que a rede social dos 140 caracteres está a testar — com um pequeno grupo de artistas, marcas e instituições — a introdução do novo botão “Comprar”.
De acordo com a revista Time, a empresa estabeleceu uma parceria com a Shopify, uma empresa cujo software de compras online já corre nas lojas virtuais de mais de 100.000 comerciantes dos Estados Unidos da América. Não deverá faltar muito até que estes negócios se expandam à rede social, através do botão de comércio digital.
Esta novidade permitirá que os utilizadores descubram produtos e os comprem “com apenas uns cliques”, segundo a revista norte-americana. Os comerciantes poderão, assim, publicar tweets com o botão “Comprar”. Ao clicar, o utilizador terá de preencher um formulário com a morada onde pretende que o item seja entregue, bem como outras informações relacionadas com o método de pagamento. O comerciante é depois informado da compra e expedirá a encomenda.
Em comunicado, a empresa explica que os dados pessoais contidos no formulário “são encriptados e guardados de forma segura após a primeira transação”. Desta forma, o utilizador “pode facilmente voltar a fazer compras no Twitter no futuro, sem ter de preencher de novo todas as informações“, embora possa “remover estes dados da sua conta” posteriormente.
A iniciativa não é nova. Outras redes sociais — como o Facebook e o Pinterest — já desenvolveram e testaram funcionalidades semelhantes. A criação do botão “Comprar” no Twitter segue assim a crescente tendência do comércio digital.