Mundo

Coreia do Norte muda fuso horário para se libertar do “imperialismo”

468

A partir de 15 de agosto, os relógios norte-coreanos voltam a seguir o fuso horário utilizado antes da colonização do país pelo Japão em 1910. Ponteiros recuam meia hora.

KCNA/EPA

No dia 15 de agosto, os relógios norte-coreanos vão atrasar 30 minutos. O Governo de Kim Jong-un decidiu alterar o fuso horário com o propósito de libertar o país do domínio japonês que remonta à altura da Segunda Guerra Mundial. “Os japoneses imperialistas perversos” até tiraram “à Coreia [do Norte] o seu direito de ter um fuso horário próprio”, alterando os relógios durante a ocupação, afirmou a agência noticiosa norte-coreana (KCNA), segundo a BBC.

Atualmente, a Coreia do Norte tem o mesmo fuso horário que a Coreia do Sul e o Japão, correspondendo 9 horas a mais do que em Lisboa. Antes de ter sido colonizada pelo Japão em 1910, a península coreana – que na altura formava um só país – regia-se pelo fuso horário que Kim Jong-un quer agora recolocar em vigor.

Segundo oficiais do Governo citados pela KCNA, a decisão demonstra “a fé inabalável e a vontade da administração e das e pessoas, no 70º aniversário da libertação da Coreia”, comemorado este ano.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Religião

O Dia Mundial da Religião

Donizete Rodrigues
137

O Dia Mundial da Religião é um momento ecuménico para promover a convivência, o interconhecimento e o diálogo inter-religioso, buscando um futuro livre de preconceito, discriminação e intolerância.

Mundo

Os novos bárbaros - uma cultura de destruição 

Paulo Rodrigues Ferreira

Que desejam estes novos bárbaros? Espalhar rancor, ressentimento, divulgar mentiras. Que todos sofram o mesmo que eles sofrem. Combater a globalização ou o cosmopolitismo, a que chamam "globalismo".

Índia

Populismos e finais felizes /premium

Diana Soller

Numa época em que os populismos têm uma presença cada vez mais forte nas democracias ocidentais, vale a pena revisitar o passado e outras geografias. Queremos o mesmo para nós?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)