O fogo que lavrava em zona de mato e floresta desde o início da tarde de quinta-feira no concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, foi dominado esta madrugada.
O incêndio, que chegou a mobilizar meios áereos, foi dominado às 04h20, disse o segundo comandante Operacional Distrital de Leiria, Luís Lopes, à agência Lusa.
“Temos todo o perímetro em resolução, com operações de rescaldo ainda demorados. Durante as próximas horas vamos ter todos os meios terrestres empenhados em operações de rescaldo”, explicou.
Pelas 04h30 mantinham-se no terreno 481 operacionais apoiados por 140 veículos, de acordo com o mesmo responsável.
Já o fogo em mato no concelho de Mangualde, no distrito de Viseu, permanece ativo desde a tarde de quinta-feira, com três frentes, e às 04h30 estava a ser combatido por 313 operacionais apoiados por 85 meios terrestres, de acordo com o portal da Proteção Civil.
O incêndio, que teve início às 15h59, provocou o encerramento da linha férrea da Beira Alta durante cerca de oito horas, até às 00h45 de hoje.
Desde as 00h00 de hoje foram registados 17 incêndios, estando pelas 04h30 apenas ativo o de Mangualde, de acordo com a Proteção Civil.