O primeiro-ministro, Passos Coelho, considerou esta sexta-feira, em Viseu, que os portugueses estão mais descontraídos na forma como o abordam, admitindo que já não se nota a mesma crispação na hora de colocarem os seus problemas.

“Noto que as pessoas, na sua relação comigo, estão hoje bastante mais descontraídas, sentem-se mais à-vontade para chamar atenção das críticas. Já não se nota uma certa crispação na maneira como as pessoas colocam os seus problemas: colocam-nos na mesma, mas de uma forma mais descontraída por um lado e, por outro lado, também ouvi coisas mais simpáticas, que nem sempre se ouviam noutras alturas”, alegou Pedro Passos Coelho, no final da cerimónia de inauguração e visita ao recinto da Feira de S. Mateus, em Viseu.

À chegada ao certame, o chefe do Governo admitiu que a receção que encontrou em Viseu foi diferente da do ano passado.

“Há diferenças, claro, a base também não é comparável: foi numa hora diferente e num contexto diferente. Mas, noto de um modo geral que o espaço concorrido tem hoje gente mais satisfeita, gente mais solta: acho que deve ser um sinal dos tempos”, sustentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre a Feira de S. Mateus, a mais antiga feira-franca viva da Península Ibérica, que decorre em Viseu até 13 de setembro, Passos Coelho referiu que se trata de um certame único e que “movimenta todos os anos um número impressionante de pessoas”.

Com 623 anos, a Feira de São Mateus apresenta-se renovada e revitalizada, com novo “layout”, um novo palco sobre o espelho de água com a Sé de Viseu como cenário, novos desenhos de luz, nova imagem, mais tradições recuperadas e um cartaz de espetáculos e eventos reforçado e para todos os públicos.

Daniela Mercury, Anselmo Ralph ou Tony Carreira são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Feira de S. Mateus, cujo orçamento total ascende a 1,2 milhões de euros.

Durante o dia de hoje, o primeiro-ministro esteve também no concelho de Mortágua, na apresentação da “Via dos Duques”, passando ainda pelo concelho de Vouzela.