Pelo menos 230 pessoas, entre as quais dezenas de cristãos, foram capturadas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na localidade de Al Quariatain, no centro da Síria, que foi tomada na quinta-feira pelos rebeldes, segundo uma organização não-governamental local.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) sublinhou que se desconhece o paradeiro destes prisioneiros, entre os quais há 19 menores e 45 mulheres, além de 11 famílias.

Algumas destas pessoas foram capturadas pelos extremistas no mosteiro de Mar Elian, nesta povoação.

Há dez dias, o abade deste mosteiro, Jack Murad, foi sequestrado por um grupo de homens armados.

O EI expulsou, na quinta-feira, as forças do regime sírio que controlavam Al Quariatian, localizada na província de Homs.

Esta cidade é importante porque está nas imediações de uma estrada que une a parte oriental de Homs com o leste da região de Al Qalamun, na periferia de Damasco.

O EI avançou em maio pelo leste de Homs, onde tomou várias localidades, como a cidade de Palmira, que tem ruínas incluídas na lista de património da humanidade da UNESCO.

O Estado Islâmico proclamou, em final de 2014, um califado no norte da Síria e Iraque, onde controla vastas partes do território.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR