Quando as corridas ganharam o seu lugar na lista de atividades físicas preferidas de quem quer ficar em forma, algumas pessoas levaram as mãos à cabeça. É que mexer o corpo a 15 quilómetros por hora não é para toda a gente, mesmo que estejam ansiosas por perder gordura ou uns quilos a mais.

Se faz parte deste grupo, não descalce já as sapatilhas. É que umas caminhadas a passo normal também resultam se quiser praticar desporto de forma mais moderada. Mas só funciona se tiver em conta dois fatores: o número de passos e a cadência. De acordo com o National Center for Biotechnology Information, uma caminhada apenas se torna eficaz a partir dos 10 mil passos – o equivalente a oito quilómetros a andar a uma velocidade entre os 4,8 e os 6,4 quilómetros por hora.

Agora em termos práticos: quantas calorias pode uma pessoa gastar se seguir estas instruções? Depende do peso, condição física ou género, entre muitos outros fatores, mas em média será possível queimar entre 88 e 124 calorias.

Mas tenha em atenção se quer perder peso ou gordura. Segundo Helena Olsson, uma treinadora pessoal entrevistada pelo El País, uma coisa é diferente da outra. “É possível perder dois quilos numa sessão de treino”, e embora a maior parte sejam líquidos, a correta hidratação pode atenuar essa consequência. Mas se o objetivo é mesmo perder peso, então o ritmo dos exercícios deve ser “progressivo e controlado” e sempre acompanhado por uma dieta saudável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR