Norte

A 2ª edição do Festival Internacional de Documentário de Melgaço – Filmes do Homem leva cinema a Melgaço. Até domingo, na vila situada em Viana do Castelo vão ser exibidos filmes que promovem e divulgam o cinema etnográfico e social, refletindo sobre identidade, memória e fronteira. Tal como na edição anterior, haverá também espaço para mostras de cinema documental, em sala e ao ar livre. O programa pode ser consultado aqui.

Caminha recebe no sábado, às 22h00, dois representantes de duas gerações diferentes do fado, Carminho e Carlos do Carmo. Os concertos acontecem no Pavilhão Municipal da vila e os bilhetes custam 20 euros.

A marcar o arranque de agosto no Theatro Circo, em Braga, vai estar Noiserv. No concerto marcado para sexta-feira, às 22h00, David Santos vai focar-se em Almost Visible Orchestra, lançado em 2013. Os bilhetes custam 10 euros.

No Mercado da Foz do Douro, há música para dar, não para vender. Quem passar por lá no sábado vai poder ouvir, entre as 11h00 e as 15h00, as escolhas musicais do DJ Vicente Abreu, membro do coletivo 7 Magníficos. Das 15h00 às 19h00 entra para a mesa de mistura o DJ Rui Trintaeum. O acesso é gratuito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

LONDON, UNITED KINGDOM - JULY 26: People take part in a complimentery yoga class at Primrose Hill, on July 26, 2012 in London, England. The South of England continues to enjoy fine weather as the Olympic Games begin this weekend. (Photo by Warrick Page/Getty Images) yoga, exercício

Nos jardins do Porto há aulas gratuitas de tai chi e ©Warrick Page / Getty Images

Falando em música, o Porta-Jazz ao Relento está de volta aos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Este sábado, às 22h00, atuam BounceLab feat. João Barradaspalco. O acordeonista João Barradas junta-se ao guitarrista Mané Fernandes e à sua banda, com José Soares (saxofone), Filipe Louro (contrabaixo) e José Marrucho (bateria). A entrada é gratuita.

No sábado à noite, a entrada é gratuita na discoteca Gare Porto. A RDZ Music Agency promove um showcase com Diana Oliveira, Vasco Valente e Alex Vinent. A encabeçar o cartaz de convite á dança estará André Cascais, DJ residente no Lux.

Depois da música, o exercício. Todos os sábados e domingos de setembro, há aulas gratuitas de tai chi, pilates, yoga e método De Rose, nos Jardins do Palácio de Cristal e no Parque da Cidade do Porto. Basta ver o programa e aparecer com roupa confortável.

Centro

Marco Paulo versão orquestra? Romana com nova roupagem? Um medley de Quim Barreiros? Bruno Nogueira e Manuela Azevedo têm um novo “Deixem o Pimba em Paz“, agora com a Orquestra Metropolitana por trás, que vale a pena ver ao vivo. Depois da estreia no Teatro S. Luiz, o espetáculo chega este sábado à Alameda 8, em Espinho, às 22h00. O acesso é gratuito.

Os apreciadores de cerveja artesanal não vão querer perder o PROVART – Festival de Cerveja Artesanal, que decorre entre sexta-feira e domingo, na Sertã, em Castelo Branco. O evento vai contar com 60 marcas diferentes produzidas em Portugal, mas também vai promover workshops da bebida, concursos cervejeiros e provas comentadas. A entrada é gratuita e até dá acesso ao parque de campismo.

feira sao mateus

A Feira de São Mateus apresenta-se esta sexta-feira, de cara lavada. ©www.facebook.com/feirasaomateusviseu

Em Viseu, destaque para a “nova” Feira de São Mateus, que inaugura esta sexta-feira, às 19h00 (com a presença do Primeiro-Ministro). O evento apresenta-se “renovado e revitalizado, com um novo palco sobre o espelho de água com a Sé de Viseu como cenário, novos desenhos de luz, nova imagem, mais tradições recuperadas e um cartaz de espetáculos e eventos reforçado e para todos os públicos”, promete o município. A recuperação do antigo “picadeiro”, avenida central de passeio até ao palco, é uma das novidades mais marcantes e desejadas. Às 21h15 será ligada a iluminação da feira, seguindo-se atuações de música tradicional e um espetáculo de fogo-de-artifício.

Sul

A 20.ª edição do Festival Andanças já se instalou na Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide. O melhor é levar vontade de dançar e aprender mais sobre diferentes estilos. Pelos 11 espaços programados do festival vão passar mais de 50 grupos e projetos musicais, num total de cerca de mil artistas, havendo ainda espaço para a realização de oficinas de dança durante o dia e bailes à noite. Além da música e da dança, há também oficinas de artes plásticas, de gastronomia e de artes e ofícios, cinema, sessões de contos, oficinas de naturalistas, circo e teatro. Bilhetes a partir dos 25 euros.

A origem da cidade de Lisboa é a fonte de inspiração do espetáculo multimédia que vai animar todas as noites entre 7 e 16 de agosto, no Terreiro do Paço. #Ulisseia 21 é a história de amor de vivida por Ulisses e Ofiússa, contada através de efeitos visuais 3D e sonoridades a cargo dos DJ’s Ride e Holy, enquanto o vídeo e a banda sonora são manipulados ao vivo por Oskar & Gaspar, criadores do espetáculo. Com a duração de 15 minutos, o início está marcado para as 21h30, 22h00 e 22h30.

An image is displayed at the facade of a house during the Festival of Light and Videomapping in Olomouc, Czech Republic on September 28, 2013. AFP PHOTO / RADEK MICA        (Photo credit should read RADEK MICA/AFP/Getty Images)

Os espetáculs de videomapping entraram definitivamente na realidade cultural portuguesa. A partir desta sexta-feira há mais um, no Terreiro do Paço. ©AFP/Getty Images

Em vez de ir de férias, a promotora Filho Único mudou-se para a Casa Independente, em Lisboa, onde fica até ao final de agosto. Para sábado, às 23h00, escolheram oferecer um DJ set com Nídia Minaj e Puto Anderson, ambos da Príncipe Discos. Ou seja, dançar será obrigatório. A entrada é gratuita.

No Centro Cultural de Belém há cultura, mas aos sábados entre as 11h00 e as 12h00 também há aulas de yoga gratuitas. Basta aparecer no sábado, às 11h00, levar um colchão de ginástica ou uma toalha, roupa confortável e seguir as instruções da professora Manuela Ferreira.

Há mas um piquenique eletrónico na Tapada da Ajuda, em Lisboa, a partir das 13h00. Desta vez, o prato principal chama-se Gui Boratto e é servido às 20h30. Mas antes, para as entradas, há Tiago Marques, Freshkitos e Chloé. A entrada custa 10 euros.

A Casa Branca já está ao rubro. Na Herdade situada na Zambujeira do Mar, que recebe há anos o Festival Sudoeste, milhares de festivaleiros foram chegando ao longo desta semana, à procura da praia, do convívio e de música, claro. Com a eletrónica, o rap e o hip-hop a dominar, até domingo vão passar pelos diversos palcos nomes como Hardwell, Steve Aoki, Emeli Sandé, Buraka Som Sistema, Frankie Chavez e Jimmy P, que traz consigo Valete como convidado especial. O bilhete diário custa 48 euros. Quem quiser aproveitar todos os dias terá de pagar 95 euros, campismo incluído.

O Festival Caixa a Sul arrancou na quinta-feira. Quem perdeu o primeiro concerto não deve deixar escapar o segundo, agendado para sábado, às 22h00, no Redondo, em Évora, inserido na Festa das Ruas Floridas. A entrada é livre e quem decidir comparecer vai poder ver a Orquestra Clássica do Sul acompanhada por Vitorino e pelos Cantadores do Redondo, num espetáculo intitulado “Clássico EnCante”.

Esta sexta-feira tem início a Feira Medieval de Silves, sinónimo de animação extra na cidade algarvia. O melhor é levar vontade de saber mais sobre os primeiros tempos da ocupação muçulmana do território português, não ter medo de fogo e levar muito apetite, para provar os vários petiscos. Bilhetes a partir dos dois euros.

Se é verdade que a maioria dos veraneantes se encontra no Algarve por causa das praias, o Observador deixa um conselho. Ou melhor, 20 conselhos de restaurantes que vale a pena visitar na região. Dos percebes da praia do Castelejo e do Café Correia, até ao hambúrguer “Toucan Burger”, no pequeno Nah Nah Bah, no centro de Lagos, que foi considerado há uns anos um dos 50 melhores hambúrgueres do mundo, há muito por onde escolher nesta lista.