Os três atentados perpetrados em Cabul desde quinta-feira à noite fizeram 44 mortos e centenas de feridos, sendo os ataques mais pesados na capital afegã desde o fim da missão da Nato, em dezembro, segundo um balanço atualizado este sábado.

A missão da Nato no Afeganistão confirmou esta manhã que os oito civis que empregava foram mortos num ataque na noite de sexta-feira perpetrado pelos insurgentes do Campo Integridade, uma base das forças especiais norte-americanas, próxima do aeroporto de Cabul. Também um soldado estrangeiro, cuja nacionalidade não foi especificada, também morreu no ataque.

Os rebeldes talibãs não reivindicaram este atentado nem o que matou 15 pessoas numa zona residencial na noite de quinta para sexta-feira, mas reclamaram a responsabilidade de um terceiro ataque, na sexta-feira, em que morreram 20 cadetes da polícia afegã.

Este é o balanço de mortos mais pesado desde dezembro e do fim da missão de combate da Nato no país, mas é também a primeira vaga de violência de relevo que acontece em Cabul desde a nomeação de Akhtar Mansour à frente dos talibãs afegãos, em substituição do falecido Omar, o líder histórico dos rebeldes islamitas, cuja morte foi anunciada na semana passada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR