Cozido, caldo verde, bacalhau, pastéis de Belém, açorda, alheira, arroz de pato… Quando se fala em comida portuguesa, o cardápio pode ser longo e variado, fruto da influência de diferentes culturas ao longo da história e das variações de receitas entre diferentes localidades.

Mas ao paladar de um estrangeiro, qual é o sabor da gastronomia do país? O site Buzzfeed resolveu fazer o teste e pôs diversas pessoas a provarem comida portuguesa pela primeira vez. O vídeo foi publicado esta sexta-feira e faz parte de um rubrica que a publicação dedica aos sabores do mundo, na qual alguns contribuidores da página e convidados experimentam e opinam (num tom humorístico) sobre os diversos pratos de um país. No episódio dedicado aos pitéus portugueses, foram incluídos a francesinha, salada de sardinhas, bacalhau à Brás e bolas de Berlim.

Veja o resultado:

A francesinha foi o primeiro prato a ser provado. “É uma sanduíche de pizza”, afirma um dos convidados. “Não sei quantos tipos de carne há, mas é bastante”, diz outro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A salada de sardinhas também surpreendeu os entrevistados. “Não é tão mau como parece”, “Muitos sabores que normalmente não pensaria [juntos]” e “Tudo parece bem, menos o peixe” são algumas das descrições utilizadas sobre o prato.

O bacalhau à Brás foi o favorito dos convidados. “É interessante, é como o pequeno-almoço, o almoço e o jantar [juntos]”, afirma uma das convidadas. “É como uma quiche com peixe”, diz outra. “Estava a esperar uma consistência de omelete de peixe, é muito ‘fishy’ [prato com sabor de peixe]”, conclui outro entrevistado.

A bola de Berlim (referida no vídeo como malassada) também surpreendeu os estrangeiros. “É como um donut mas melhor”, opinou uma das participantes do vídeo.