Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas, devido à passagem do tufão Soudelor, em Taiwan. Há ainda uma pessoa como desaparecida.

O tufão Soudelor, também causou graves danos materiais e pode alcançar a costa da China, ainda este sábado.

Os fortes ventos e intensas chuvas provocaram a queda de inúmeras árvores e semáforos e derrubaram postos de eletricidade, deixando pelo menos 700 mil casas de energia elétrica.

O tufão, que alcançou esta madrugada a ilha, tocando terra na cidade de Hsiulin pelas 04:40 (21:40 de sexta-feira em Lisboa), transporta ventos que chegaram a atingir 250 quilómetros por hora.

Milhares de pessoas foram retiradas, estando atualmente 1.300 em 43 abrigos temporários espalhados pela ilha.

Todas as escolas estavam encerradas hoje devido à passagem do tufão pelo centro de Taiwan.

Os meteorologistas preveem que o tufão perca força durante o fim de semana e se converta em tempestade tropical, apesar de a ilha se manter em alerta.

O Soudelor avança em direção a oeste e calcula-se que atinja a costa da China ainda hoje, pelo que nas zonas mais próximas de Taiwan — como as províncias de Fujian e Zhejiang — foi declarado alerta laranja, o segundo mais elevado de uma escala de quatro.

Só em Fujian foram retiradas mais de 158 mil pessoas de zonas consideradas como sendo de risco.

Foi também ordenado o regresso aos portos dos barcos pesqueiros e suspenso o funcionamento de algumas ligações ferroviárias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR