A imagem mostra dois retângulos, um mais pequeno – vermelho – que o outro – verde.

O retângulo verde tem 36 centímetros quadrados de área, mas as medidas do comprimento e da largura são desconhecidos.

A única pista está no retângulo vermelho: tem 16 centímetros quadrados e um comprimento de cinco centímetros. A distância entre o vértice superior direito do retângulo maior e o vértice superior esquerdo do retângulo menor é de 4 centímetros.

O desafio é muito simples: descobrir o valor de “x”.

O problema está no modo: é proibido usar equações matemáticas (sim, há muitas que podiam ser formuladas e mostravam quase de imediato a resposta). Os números são os únicos permitidos neste mistério:

Screen Shot 2015-08-04 at 18.17.44

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes de colocar a mente a fervilhar, um pouco de contexto: o desafio, publicado desta vez pelo The Guardian, chama-se Menseki Meiro ou “Área Maze”, e foi inventado pelo professor japonês Naoki Inaba, o maior inventor de quebra-cabeças de matemática do mundo. Quando se deu conta que afinal os quadrados tinham algo mais interessante para mostrar além de quatro lados, lançou-se à criação deste desafio.

Agora sim, voltemos para o mundo dos números. O truque é simples: criar um quadrado com o espaço entre o quadrado verde e o vermelho, assim:

Screen Shot 2015-08-04 at 18.40.25

Pelos dados que nos são dados, sabemos que a área do retângulo azul (A) é dada pela multiplicação do comprimento (5 centímetros) pela largura (4 centímetros). A área é, portanto, de 20 centímetros quadrados.

Outro dado que temos à partida: a soma da área do retângulo azul com a área do retângulo vermelho é de 36 centímetros quadrados, ou seja, precisamente a área do retângulo verde. E como já sabemos que a largura do retângulo verde é a mesma que a soma do azul com o vermelho, então o comprimento também tem de ser o mesmo: “x” é igual a 5 centímetros.

Agora podemos por um ponto final deste exercício.

Se foi fácil demais para si, há outro desafio:

Screen Shot 2015-08-04 at 18.48.27

Boa sorte!