Esqueça, por agora, o novo skate da Lexus que levita… mas com muitas limitações.
Nasceu no Japão aquela que pode bem ser a próxima tendência a nível de mobilidade urbana — pelo menos, nas ruas de Tóquio. O “WalkCar” é uma pequena plataforma com rodas, fabricada em alumínio e movida a bateria.
Segundo a VentureBeat, esta tecnologia do tamanho de um computador portátil foi desenvolvida pelo japonês Kuniako Saito e tem duas versões: uma desenhada só para interiores e outra especialmente adaptada às superfícies do exterior. Pesam dois e três quilos, respetivamente.
Quanto a velocidade, o “WalkCar”pode atingir os dez quilómetros por hora, com uma autonomia de 12 quilómetros após três horas de carga. E não se deixe iludir pela sua frágil aparência. De acordo com os criadores, a plataforma suporta até 120 quilos de carga.
Este novo “meio de transporte” é, também, muito fácil de controlar. Quando o utilizador sobe para a plataforma, esta liga-se automaticamente e, para parar, basta sair de cima dela. A condução faz-se de forma semelhante à dos skates, bastando que o utilizador se incline para a direção que quer seguir. A cereja no topo do bolo parece mesmo ser a portabilidade, já que o “WalkCar” pode ser guardado dentro de uma mala quando não está a ser usado. É graças a isso mesmo que Kuniak Saito lhe chama também de “carro numa mala”.
Depois do anúncio desta novidade, não durou muito até que o “WalkCar” se tornasse uma sensação da internet, com o vídeo explicativo a ser visto mais de 1.4 milhões de vezes. Mas o produto ainda não está disponível ao público. De acordo com a VentureBeat, os clientes poderão reservar o seu próprio “WalkCar” já a partir do outono, através duma campanha de crowdfunding no site Kickstarter.
No entanto, as unidades só começarão a ser entregues em 2016, por altura da primavera. Cada “WalkCar” custará, aproximadamente, 730 euros (100.000 ienes japoneses).