A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, disse hoje, no Porto, que o Governo está empenhado em aprovar os novos estatutos profissionais da GNR e da PSP “no processo legislativo em curso”.

“Estamos a envidar os nossos melhores esforços no processo legislativo que está em curso e muito brevemente haverá notícias sobre isso”, afirmou Anabela Rodrigues aos jornalistas, à margem da cerimónia comemorativa do 148.º aniversário do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

Na quarta-feira, a Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) ameaçou com ações de protesto caso o novo estatuto profissional da GNR não seja aprovado e a tutela não cumpra com os compromissos assumidos durante as negociações.

“A APG/GNR manter-se-á atenta ao processo de aprovação do projeto de diploma, bem como ao seu conteúdo e sublinha que se o mesmo não vier a ser aprovado, alguém deverá assumir publicamente as suas responsabilidades, não se coibindo esta associação de assumir ações de protesto, caso a realidade o venha a justificar”, refere em comunicado a associação mais representativa da GNR.

A APG adianta que o projeto de estatuto está em discussão com outros ministérios, estando previsto, segundo informações MAI, que seja aprovado no Conselho de Ministro desta semana.

Em julho, após reunir com sindicatos da polícia para negociar o estatuto profissional da PSP, o ministério adiantou que iria promover o processo legislativo com vista a aprovar o novo estatuto “o mais rapidamente possível”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR