Um total de 3.401 operacionais estiveram envolvidos até às 18h45 no combate a 158 incêndios em Portugal continental, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
No combate aos 158 incêndios, refere a Proteção Civil na sua página na Internet, estiveram também envolvidos 852 meios terrestres e foram usados por 67 vezes meios aéreos.
Das 158 ocorrências, 16 continuam em curso, nomeadamente nos concelhos de São Pedro do Sul, Cinfães (2), Vieira do Minho, Montalegre (2), Arcos de Valdevez, Sernancelhe (2), Mesão Frio, Valpaços (2), Guimarães, Sintra, Ourique e Castelo de Paiva.
Ainda em curso, com uma frente ativa, está o incêndio que teve início segunda-feira na Senhora do Monte, no concelho de Gouveia.
Apesar dos 158 incêndios, a Proteção Civil só destaca na sua página na Internet ocorrências com mais de três horas desde o seu início e com mais de 15 operacionais.
Das restantes ocorrências, 100 estão dadas como encerradas (quando termina a presença de meios no local do incêndio), 31 estão em conclusão (incêndio extinto, com pequenos fogos de combustão), dois em vigilância (meios no local para atuar em caso de necessidade) e oito em resolução (incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido). Às 18h45, segundo a Proteção Civil, não havia qualquer registo de alertas (meios em trânsito para local do fogo) ou de chegada ao teatro de operações.
Às 19h40, a Proteção Civil tinha como destaques três incêndios, nomeadamente nos concelhos Gouveia (com início segunda-feira), Vieira do Minho, Sernancelhe e Valpaços.
Segundo a Proteção Civil, das 158 ocorrências registadas até às 18h45, o maior número ocorreu no distrito do Porto com 28.
Braga, com 22, e Vila Real, com 19, foram os outros dois distritos onde se registaram maior número de incêndios, seguidos dos distritos de Aveiro e Viseu, ambos com 14 ocorrências.
Os distritos de Beja e Évora, com uma ocorrência, e Bragança, Castelo Branco, Guarda e Portalegre, com duas, foram os que registaram menos incêndios até às 18h45.
No mês de julho, segundo as estatísticas da Proteção Civil divulgadas na sua página na Internet, foram registados 4056 incêndios.
Desde 1 de agosto e até segunda-feira, foram registados em Portugal continental 2.071 incêndios.
Os dias 9 e 10 de agosto, foram desde o início do ano, os dias em que foram registadas maios número de ocorrências com 380 e 305, respetivamente.