O regresso da chuva, humidade e descida das temperaturas máximas nas regiões do norte e centro vão criar melhores condições para o combate aos fogos em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“A maior precipitação, mais humidade e descida da temperatura hoje e quinta-feira vai contribuir” para o combate aos incêndios, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues, do IPMA.

De acordo com Madalena Rodrigues, a mudança nas temperaturas teve início terça-feira, com uma descida acentuada das temperaturas, que se irá manter até sábado, sendo esperado para domingo o regresso de temperaturas máximas acima dos 30 graus.

“Hoje será um dia de períodos de céu muito nublado sendo especial por nuvens altas na região do sul. Prevê-se aguaceiros em geral fracos, a partir da tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e em especial no Minho. Amanhã [quinta-feira] será um dia de céu geralmente muito nublado nas regiões do norte e centro e na região a sul”, explicou a meteorologista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Madalena Rodrigues adiantou ainda que os períodos de chuva fracos esperados para quinta-feira vão ocorrer a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e no litoral.

Quanto às temperaturas para hoje estão previstas temperaturas muito próximas das ocorridas terça-feira, dado que se assistiu a “uma descida acentuada dos valores da temperatura”, esperando-se para quinta-feira nova descida dos valores da temperatura entre quatro a seis graus.

“As temperaturas vão rondar os 26/27 graus Celsius entre a Beira interior e o Alentejo e região sul enquanto nas regiões do litoral norte vão oscilar entre os 21 e 22, e os 23 e 25 no interior norte”, avançou.

Para sexta-feira e sábado mantêm-se as temperaturas a rondar os 28 e 29 graus Celsius, de acordo com a meteorologista, não se prevendo que até sábado as temperaturas atinjam os 30 graus, mas domingo já se prevê uma ligeira subida da temperatura.