436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Uma lady na mesa, um homem no escritório? BiC envolve-se em polémica com campanha "pelas mulheres"

Este artigo tem mais de 5 anos

"Comporte-se como uma mulher e pense como um homem". Esta foi a frase que valeu à marca de canetas BiC uma chuva de críticas na África do Sul.

A BiC tentou explicar que a frase foi retirada de blogues de "mulheres de negócio"
i

A BiC tentou explicar que a frase foi retirada de blogues de "mulheres de negócio"

BIC Facebook

A BiC tentou explicar que a frase foi retirada de blogues de "mulheres de negócio"

BIC Facebook

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A marca de canetas BiC tem sido alvo de críticas após ter divulgado uma imagem para celebrar o dia nacional da mulher na África do Sul. No cartaz, acusado de ser machista, consta a imagem de uma mulher acompanhada pelas seguintes palavras: “Tenha o visual de uma rapariga, comporte-se como uma senhora, pense como um homem e trabalhe como um chefe.”

https://twitter.com/CCriadoPerez/status/631067764048969728

A imagem, publicada na página de Facebook da BiC da África do Sul, foi recebida com repulsa e altamente criticada. “Porque é que eu tenho de me parecer com uma miúda? Porque é que eu tenho de ver o mundo de uma ‘perspetiva masculina’?”, lê-se num comentário à partilha, publicado no Sunday Times da África do Sul. “A BiC poderia ter usado tantas maneiras para celebrar as mulheres sem as obrigar a viver de uma determinada forma. Estou desapontado”, lê-se noutro comentário.

A BiC tentou justificar-se dizendo que a frase foi retirada de blogues sobre “mulheres de negócio”. A frase servia para “reforçar ao máximo o poder feminino”, sem qualquer intenção de “inferiorizá-las”. A polémica ao redor da publicação foi tanta que ela acabou por ser eliminada. A marca prontamente pediu desculpa pelo “mal-entendido”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hi everyone. Let’s start out by saying we’re incredibly sorry for offending everybody - that was never our intention,...

Posted by Bic South Africa on Tuesday, 11 August 2015

“Vamos começar por dizer que estamos extremamente arrependidos por vos ter ofendido. Essa nunca foi a nossa intenção e entendemos completamente o que fizemos de errado. O post nunca deveria ter sido publicado. O vosso feedback vai garantir que no futuro isso não aconteça novamente”, escreveu a marca de canetas.

Não é a primeira vez que a BiC se envolve em publicidade polémica. Em 2012, a marca tinha criado uma linha de canetas “para ela”, mais confortável e cor rosa. Até a humorista norte-americana Ellen Degeneres parodiou a ideia.

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.