José Antunes queria comprar um Dacia Logan MCV, a segunda carrinha familiar mais vendida em Portugal, e já tinha optado pela versão Bi-Fuel quando leu o artigo “Carro novo a GPL é boa ideia para a carteira? Nem sempre”, publicado pelo Observador em novembro de 2014.
As contas do condutor, que estima percorrer 45 quilómetros diários nas circulares em torno de Lisboa, não batiam certo com as do Observador. A explicação é simples: desde novembro, o preço do GPL desceu quase 20%, enquanto a gasolina subiu 5% e o gasóleo caiu 4%, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia. Aos níveis atuais dos preços dos combustíveis, não há dúvida que as viaturas a GPL são as melhores escolhas para a carteira. No longo prazo, o que se poupa no posto de abastecimento compensa o preço superior do carro a GPL, quando se comparam automóveis com a mesma motorização a gasolina e a GPL.
Desde novembro do ano passado, há outro fator a favor da compra de um carro a GPL: há mais postos de abastecimento com este combustível. Cerca de 13% das bombas oferecem GPL. Ontem, o litro do GPL custava 0,567 euros em Portugal Continental, em média, enquanto a gasolina simples 95 valia 1,477 euros e o gasóleo simples 1,161 euros.
Muitas vezes, mesmo comparando com viaturas a gasóleo, as versões a GPL são mais económicas. José Antunes também ponderou adquirir um Dacia Logan MCV 1.5 dCi, mas concluiu que seria a opção mais dispendiosa.
O Observador analisou todos os automóveis ligeiros a GPL comercializados em Portugal e destaca os cinco que oferecem as maiores economias a dez anos, assumindo os preços dos carros, os consumos combinados anunciados pelos fabricantes, a manutenção dos preços médios atuais do GPL e da gasolina e percursos diários de 45 quilómetros. Assume que os donos de viaturas a bi-fuel, que combinam gasolina e GPL, apenas consumirão este último combustível.
Fiat Panda 1.2 8v GPL Bi-Fuel Pop
A diferença de preços entre a versão bi-fuel e a versão a gasolina é acentuada: Fiat Panda 1.2 8v GPL Bi-Fuel Pop custa cerca de 12.800 euros, mais 1.500 euros do que o modelo com a mesma motorização mas exclusivamente a gasolina. É possível encontrar carros da mesma gama em que a diferença é muito menor ou, mesmo nula (veja o Opel Corsa em baixo). Todavia, a diferença no Panda fica paga em cerca de dois anos e meio para quem conduz cerca de 45 quilómetros por dia apenas com o gás.
Dacia Sandero Confort TCe 90cv S&S Bi-Fuel
A Dacia atualizou a sua gama bi-fuel – agora os motores têm 898 centímetros cúbicos e 90 cavalos – mas ainda não anunciou os consumos a GPL. Mas, assumindo os consumos combinados publicados anteriormente, os 700 euros adicionais cobrados por esta versão ficam pagos em menos de um ano e meio de abastecimentos. O Dacia Sandero Confort TCe 90cv S&S Bi-Fuel custa 11.300 euros. Tem uma garantia de três anos ou 100 mil quilómetros.
Kia Picanto 1.0 GPL More
É o carro comercializado em Portugal que menos GPL consome: 5,8 litros por cada 100 quilómetros. Ao preço médio atual, isto significa que uma centena de quilómetros representa uma despesa de 3,29 euros. O Kia Picanto 1.0 GPL More de cinco portas custa 11.700 euros, mais 900 euros do que o Kia Picanto 1.0 More.
Opel Corsa 1.4 Enjoy FlexFuel
É um caso único: o Opel Corsa 1.4 Enjoy FlexFuel de cinco portas custa o mesmo que o Opel Corsa 1.4 Enjoy S&S também de cinco portas, 16.190 euros. A viatura exclusivamente a gasolina tem uma caixa automática Easytronic e um sistema start-stop, que desliga o motor quando o veículo está parado. Em dez anos, o condutor do veículo a GPL poupa cinco mil euros, assumindo 45 quilómetros diários e os preços atuais dos combustíveis.
Dacia Logan MCV Confort TCe 90cv S&S Bi-Fuel
Tal como no Sandero, também não é ainda conhecido o consumo a GPL da nova motorização do Dacia Logan MCV Bi-Fuel. No entanto, assumindo os consumos anteriores, o nosso leitor José Antunes deverá poupar cerca de 40% em combustível durante dez anos, cerca de 4.900 euros. E a versão bi-fuel custa-lhe apenas mais 700 euros.