Os emojis, símbolos utilizados na internet para demonstrar situações ou estados de espírito, são um género de língua paralela nas redes sociais, mas a campanha de Hillary Clinton mostrou que há coisas que não se podem descrever através de carinhas e gestos divertidos. A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos pediu aos seus seguidores no Twitter que descrevessem qual é o seu sentimento em relação às dívidas de estudantes… em três (ou menos) emojis.

A resposta não se fez esperar, com muitos utilizadores do Twitter a mostrarem-se indignados com este pedido, já que as dívidas dos estudantes – ou seja, o pagamento dos empréstimos que permitem estudar na universidade – assumem um grande peso nos primeiros anos da vida profissional dos norte-americanos.

https://twitter.com/kim/status/631624150499528704

Alguns utilizadores interrogaram-se sobre se a proposta da conta oficial da democrata era uma brincadeira, enquanto outros questionaram se a resposta acertada faria com que os seus empréstimos diminuíssem. Apesar de a iniciativa não ter tido o efeito pretendido, Hillary queria divulgar o seu plano par combater este tipo de dívidas, propondo um plano com acesso a empréstimo com baixas taxas de juro e bolsas de mérito, de modo a livrar os futuros estudantes norte-americanos dos encargos financeiros de estudar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR