A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou hoje ter identificado um jovem, de 13 anos, suspeito de ter ateado um incêndio florestal no passado dia 09 em Vouzela, no distrito de Viseu.

Segundo a PJ, o incêndio, que ocorreu na tarde do passado domingo, no lugar de Cercosa, em Campia, concelho de Vouzela, teve início na orla de uma mancha florestal contínua, composta por pinheiros bravos e eucaliptos.

De acordo com os investigadores, o presumível incendiário terá ateado o fogo com recurso a fósforos, através de chama direta na abundante vegetação seca que lá se encontrava.

“Apenas a pronta deteção do início do fogo permitiu um rápido e eficaz combate do mesmo por várias corporações de bombeiros e dois meios aéreos, fazendo com que o mesmo não atingisse proporções de relevo, já que se está em presença de uma mancha florestal de elevada área e densidade”, refere o comunicado da PJ.

As autoridades não conseguiram determinar qualquer motivação racional ou explicação plausível para a prática dos factos em investigação.

O suspeito foi identificado com a colaboração do Serviço de Proteção do Ambiente e Natureza da GNR de Viseu e o inquérito foi remetido às autoridades judiciárias na comarca de Viseu.

A idade do presumível autor não permite em relação ao mesmo o prosseguimento do processo-crime, prevendo a lei o processo específico tutelar educativo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR