O Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, afirma em comunicado que o orçamento para este ano é de 861.750 euros, tendo havido um reforço de 163.142 euros para a programação entre setembro e dezembro.

O conselho de administração do teatro, que tomou posse em janeiro último, afirma em comunicado que o orçamento de 861.750 euros estava já distribuído, e “se verificou manifestamente insuficiente para fazer [face] às necessidades de programação, a cargo do novo diretor artístico [Tiago Rodrigues], entre setembro de dezembro”, deste ano.

A secretaria de Estado da Cultura atribuiu um reforço de 163.142 euros, que visa “cobrir as necessidades globais da programação entre setembro e dezembro de 2015”.

Nos primeiros três dias da próxima temporada — de 11 a 13 de setembro – o Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) irá estar de portas abertas, gratuitamente, e, além de uma homenagem à atriz Eunice Muñoz, de 86 anos, serão apresentadas, em “estreia absoluta”, três peças do diretor artístico, Tiago Rodrigues — “Ifigénia”, “Aganémnon” e “Electra” -, e ainda, na sala estúdio, o monólogo “Coleção de amantes”, de Raquel André.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A peça de Raquel André participa em outubro no Tempo – Festival das Artes do Rio de Janeiro, no Brasil, e será apresentada no primeiro semestre de 2016 no Teatro Rivoli, no Porto, e no Festival Walk & Talk, nos Açores.

“Coleção de amantes” tem criação e espaço cénico de Raquel André, que interpreta, e Bernardo de Almeida.

No âmbito dos três dias de abertura da temporada, realiza-se também a I Feira do Livro de Teatro, uma exposição de partituras do fundo documental do TNDM, uma leitura encenada de “Ricardo III”, de Shakespeare, e concertos na varanda do teatro, em frente à igreja de S. Domingos.

Nos dias 12 e 13 de setembro, no salão nobre realiza-se “É bom mandar?”, que o Teatro apresenta como “uma oficina dirigida a famílias com crianças a partir dos 08 anos”, concebida por Inês Barahona e Catarina Requeijo.

Do programa de abertura faz ainda parte o ciclo “Teatro das compras”, com animação, das 16:00 às 19:00, em oito lojas de comércio tradicional da baixa lisboeta, uma parceria do TNDM com o Festival Todos.

Os escritores Joana Bértholo, Afonso Cruz e João Tordo são so autores dos textos desta animação cénica.

“74 Eunices – Homenagem a Eunice Muñoz” está marcada para o dia 13 de setembro, às 19:00, na sala Garrett do TNDM.

A programação retoma o seu ritmo regular a 16 de setembro com “Ifigénia”, que estará em cena na sala Garrett até ao dia 20, à qual se seguirá “Agaménon”, de 23 a 27 de setembro, e “Electra”, em cena de 30 de setembro a 04 de outubro.

Estas peças, de autoria de Tiago Rodrigues, que também as encena, são interpretadas por um elenco constituído por Ana Água, Ana Tang, Ana Valente, Flávia Gusmão, Isabel Abreu, João Grosso, José Neves, Lúcia Maria, Manuel Coelho, Marco Mendonça, Maria Amélia Matta, Miguel Borges, Paula Mora, Sandra Pereira e Victor Yovani.

As três peças serão apresentadas de 22 de outubro a 01 de novembro no Teatro Nacional de S. João, no Porto, e, em 2016, nos dias 27 e 28 de maio, no Teatro Viriato, em Viseu.

Em declarações à Lusa, o diretor artístico do TNDM, Tiago Rodrigues, afirmou que a programação prevista para a temporada 2015/16 “tem a ambição de animar o teatro com a presença do público, mas de públicos muito distintos”.