A economia grega surpreendeu ao registar um crescimento positivo no segundo trimestre, quando todos os economistas apontavam para uma descida de pelo menos 0,5% do PIB entre abril e junho. Os dados, que foram divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas grego esta quinta-feira, indicam que o PIB cresceu 0,8% no segundo trimestre. E, também, o crescimento do PIB do primeiro trimestre deixou de ser negativo, tendo sido revisto em alta para uma estagnação (0,0%).

A Autoridade Estatística Helénica informou esta quinta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia cresceu 0,8%, quando uma sondagem prévia da Bloomberg a economistas apontava para uma contração de 0,5%, em média.

grecia

A economia grega escapa, assim, à recessão técnica (definida por dois trimestres consecutivos do PIB). De qualquer forma, esse não seria o caso já que o gabinete de estatísticas também reviu em alta o crescimento negativo que tinha estimado para o primeiro trimestre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O segundo trimestre na Grécia foi um trimestre de grande incerteza, mas o desacordo entre credores e governo só se intensificou – levando ao colapso das negociações – no último fim de semana de junho. Foi aí que os controlos de capitais foram aplicados. Viria, depois, a ser lançado o referendo à proposta dos credores e as negociações viriam a ser retomadas antes da cimeira do euro de 12 de julho, que relançou a negociação para o terceiro resgate.

Durante o mês de junho houve relatos de que muitos cidadãos gregos estariam a preferir comprar eletrodomésticos e outros bens como forma de garantir valor e antecipar-se ao risco de controlos de capitais – que viria a materializar-se. Estes são dados preliminares, sem detalhes sobre que áreas da economia impulsionaram este crescimento, mas esta poderá ser uma das explicações para o valor acima das expectativas. O turismo também terá sido decisivo.

O resultado das negociações técnicas que decorrem desde então deve ser esta quinta-feira votado no Parlamento grego, apesar de o Ministério das Finanças alemão continuar a demonstrar algumas reservas.