O arranque da Primeira Liga, com o jogo Tondela–Sporting nesta noite de sexta-feira, é uma boa desculpa para ponderar ser sócio de um clube desportivo – mesmo que não seja o que mais lhe fala ao coração.

Na maioria dos clubes, o cartão de sócio concede várias vantagens financeiras que não se resumem em descontos na compra de bilhetes ou de espaços nos estádios. A partir dos portais na Internet dos clubes, o Observador reuniu as sete melhores propostas entre os concorrentes da Primeira Liga que o podem ajudar a poupar. Entre os chamados três grandes, o Futebol Clube do Porto é o ausente: tem muito menos parcerias.

Ao volante de um Smart ou de um Mercedes

Se planeia comprar um Smart ou um Mercedes, vale a pena tornar-se sócio do Benfica, mesmo que não seja adepto do clube da Luz. Os concessionários Mercauto em Lisboa e Paço de Arcos atribuem descontos entre 6% e 8% na compra de viaturas dessas marcas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A aquisição de um Mercedes Classe A 180 CDI de cinco portas, um dos modelos mais vendido em Portugal, recebe um desconto de 7%, o que permite uma poupança de 2.002 euros no preço anunciado de 28.600 euros. Todavia, se desejar um carro de luxo, a poupança pode ultrapassar os 20 mil euros ao encomendar, por exemplo, um Mercedes S 65 AMG Longo, que custa mais de 300 mil euros. Ser sócio do Benfica custa até 12 euros por mês.

Energia da casa mais desportiva

O Benfica e o Sporting têm uma parceria com a EDP Comercial que dá um desconto até 6% na fatura do gás natural e até 3% na eletricidade aos seus associados. Os descontos são aplicados sobre a tarifa transitória e não incide sobre os impostos e as taxas do serviço.

Chamadas no telemóvel mais económicas

Os sócios dos Belenenses e do Benfica têm direito a um desconto de 10% desconto sobre os tarifário de serviço móvel da Meo. O bónus é concedido no carregamento nos tarifários pré-pagos ou é descontado na fatura dos pós-pagos.

Pague metade da quota de sócio

Se o associado do Sporting mudar a transferência mensal do ordenado ou da pensão para o Novo Banco, este banco paga-lhe metade da quota anual ou da gamebox do clube de Alvalade.

Ganhe 70 euros para gastar no clube

Se abrir conta no ActivoBank com um mínimo de 250 euros até ao final do ano apresentando o cartão de sócio dos Belenenses, o banco oferece-lhe 70 euros para gastar na equipa de Belém. É equivalente a mais de oito meses das quotas mais caras do clube.

Supermercado 10% mais barato

O Vitória Futebol Clube juntou-se ao Jumbo de Setúbal para reduzir a fatura dos sócios sadinos. Todas as quartas-feiras, os descontos variam entre 2,5% e 10%, consoante o montante gasto no estabelecimento comercial.

Combustíveis mais económicos

Há quatro clubes de futebol da Primeira Liga que concedem descontos na hora de abastecer o automóvel ou o motociclo. Descubra-os.

Até 7 cêntimos de desconto
Estes quatro clubes desportivos reduzem a fatura do posto de abastecimento.
Clube Gasolineira Desconto
Tondela Galp 7 cêntimos (mais de 30 litros)
ou
4 cêntimos
Benfica Repsol 6 cêntimos
Estoril Praia BP 6 cêntimos
Sporting Galp 6 cêntimos
Braga Repsol 5 cêntimos
Marítimo Repsol 5 cêntimos