Pelo menos 212 indocumentados foram resgatados hoje pela guarda costeira grega na ilha de Kos, no mar Egeu, afetada por uma grave crise migratória e onde todos os dias chegam centenas de imigrantes e refugiados.

Em comunicado, os guardas costeiros gregos informam ter resgatado os ocupantes de quatro embarcações pneumáticas e de uma lancha rápida à primeira hora de hoje, quando foram avistados.

Após transportados para o porto de Kos, os migrantes foram detidos por não possuírem documentação legal, acrescenta o documento.

Nas últimas semanas, as autoridades de Kos e de outras ilhas do mar Egeu, como Lesbos, Chios e Samos, encontram-se sobrelotadas de migrantes devido ao grande aumento da chegada de embarcações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos dias, sobretudo em Kos, registaram-se confrontos entre refugiados e autoridades policiais na sequência de queixas dos migrantes devido às más condições de alojamento e à falta de comida fornecida às pessoas que aguardavam, amontoadas num estádio de futebol lotado, pelos documentos que lhes permitissem abandonar a Grécia.

A maioria dos refugiados pretende chegar à Grécia continental para daí viajar para o centro ou norte da Europa.

Para alojar as pessoas que se encontram em Kos, o Governo helénico enviou o ferry “Eleftheros Venizelos”, com capacidade até 2.500 pessoas, prevendo-se que hoje à noite os refugiados provenientes da Síria aí possam pernoitar.

Segundo a agência de noticias grega AMNA, a embarcação só albergará os refugiados sírios, alguns membros de organizações não-governamentais que os assistem e os agentes da polícia.

Na quinta e na sexta-feira, perto de 1.100 migrantes e refugiados chegaram por dia ao porto de Pireo, em Atenas, esperando-se que aumente para 1.300 a partir de hoje, de modo a que no domingo tenham saído de Kos perto de 3.000 pessoas.

Os dados apresentados na semana passada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) indicam que nos primeiros sete meses de 2015 terão desembarcado na Grécia 124.000 refugiados e indocumentados, sobretudo nas ilhas de Kos, Lesbos, Chios, Samos e Lweros.

Só em julho último chegaram à Grécia 50.000 pessoas (mais 20.000 que em junho) provenientes da Síria, Afeganistão, Iraque e Eritreia, entre outros países, um número superior ao total de migrantes entrados em todo o ano de 2014.

Entre 01 de janeiro e 31 de julho último, os desembarques na Grécia aumentaram 750% face ao verificado no mesmo período de 2014.