O autor do logótipo dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, Kenjiro Sano, que enfrenta uma acusação de plágio, pediu desculpa na sexta-feira por uma nova polémica, agora relacionada com uma campanha publicitária de uma marca de cerveja sem álcool.

Em causa está uma série de imagens da campanha que a MR Design, empresa de Sano, pediu à marca que comercializa a bebida para serem retiradas. “Uma investigação interna revelou que tínhamos utilizado parcialmente criações concebidas por terceiros para algumas das nossas criações. Sinto muito por ter causado tantos problemas a todos os interessados. Estou consciente das graves consequências das minhas ações”, explicou Sano em comunicado.

Esta nova polémica surge pouco tempo depois de Kenjiro Sano e da sua empresa terem sido acusados de plágio no logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

No início de agosto, o designer belga Olivier Debie processou o Comité Olímpico Internacional (COI) para tentar impedir a utilização do logótipo dos Jogos Tóquio 2020, por entender que este é um plágio de uma obra sua. Debie alega que o logótipo de Tóquio 2020, revelado em julho, é muito idêntico a um que desenhou para o Teatro de Liége.

No entanto, neste caso, e na sequência da polémica gerada pelas declarações de Olivier Debie, Kenjiro Sano garantiu que o desenho é uma obra sua. “O desenho nasceu da minha imaginação, é uma obra da minha autoria”, disse, considerando que as acusações de plágio são “tristes e infelizes”.