O Organismo Internacional da Energia Atómica (OIEA) assegurou que o Irão entregou hoje documentação esclarecedora sobre o programa nuclear do país.

Em comunicado, o OIEA acrescentou que o Irão entregou documentação relativa a “assuntos inacabados do passado e do presente” sobre esse programa, numa alusão a possíveis dimensões militares.

A entrega da documentação ocorre dentro do período acordado, em julho, entre o supervisor nuclear e Teerão e apresentada simultaneamente com o acordo nuclear entre o Irão e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

O plano de trabalho inclui uma série de medidas entre a OIEA e o Irão, a primeira das quais consistia na entrega de documentação.

Em setembro próximo, o organismo nuclear avaliará a informação recebida e fará perguntas ao Irão sobre o assunto.

Depois disso, prosseguirão as reuniões de peritos para que a OIEA possa emitir, antes do final do ano, uma decisão definitiva sobre a natureza do programa nuclear iraniano.

A 14 de julho, OIEA e Irão assinaram um plano de trabalho cujo objetivo é poder certificar, até ao final deste ano, se o programa nuclear do Irão tem ou não objetivos militares.