Há poucas semanas os cientistas revelaram as características do planeta rochoso mais próximo da Terra. Até pode lembrar-se dessa notícia, mas dificilmente se lembrará do nome do planeta – HD219134 b. Imagine se pudesse ajudar a escolher os nomes dos astros. Não imagine mais, a União Astronómica Internacional (IAU, na sigla em inglês) tem a decorrer um concurso para atribuir novos nomes a 15 estrelas e 32 exoplanetas.

Cabe à IAU estabelecer os nomes oficiais dos corpos celestes descobertos e esses nunca serão alterados (são únicos tal como o número do bilhete de identidade), mas poderão ganhar nomes adicionais mais fáceis de lembrar ou pronunciar. Conhece o Chury, o cometa que a sonda Rosetta tem andado a seguir? O nome oficial é 67P/Churyumov–Gerasimenko, baseado no nome dos astrónomos que o descobriram. Antes disso tinha como designação P/1969 R1.

20ExoPlanets_small-01

Os 20 sistemas planetários e a respetiva quantidade de estrelas e exoplanetas que podem ser renomeados – NameExoWorld

O concurso NameExoWorlds dará a oportunidade de, pela primeira vez em muitos anos, o público dar nomes a estrelas e de, pela primeira vez, os aficionados da astronomia atribuírem nomes a exoplanetas. Os grupos de astronomia e organizações sem fins lucrativos de 45 países submeteram 247 propostas para nomear os 20 sistemas planetários a concurso, agora é a sua vez de votar nos nomes que mais lhe agradam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para votar (aqui) basta escolher o sistema planetário clicando na palavra “Vote” (votar). Na nova página encontrará as várias propostas e a justificação para as mesmas. Por exemplo: o par de estrela HD 81688 e planeta que a orbita HD 81688 b, têm pelo menos uma dúzia de nomes propostos. Para este sistema planetário situado na constelação da Ursa Maior, um dos grupos propõe: Intercrus para a estrela (que significa entre pernas, visto estar “entre os pés” da Ursa Maior) e Arkas para o planeta (filho de Callisto, cujo pai foi transformado em urso).

Pode votar em cada um dos sistemas planetários até dia 31 de outubro de 2015, mas apenas uma vez em cada um. Lembre-se que isto não lhe dará nenhum poder sobre a estrela ou sobre o nome escolhido. Se lhe parece estranho esta ressalva saiba que a quantidade de pessoas a tentar comprar estrelas é tal que a IAU teve de preparar uma página de “perguntas frequentes” para explicar que isso é impossível.

Pergunta: Mas se eu quiser, posso ainda assim comprar o nome de uma estrela?
Resposta: Claro, há muitas pessoas que ficarão mais do que satisfeitas de ficar com o seu dinheiro…”