592kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fotógrafo português tem honras de dupla página na revista National Geographic

Este artigo tem mais de 5 anos

Esta segunda-feira, a fotografia de Daniel Pinheiro estava nas bancas nos Estados Unidos. O fotógrafo espera que em setembro chegue a Portugal. Ao Observador explicou que fotografia é esta.

6 fotos

“A primeira vez na National Geographic Magazine. Um sonho tornado realidade!” É assim que Daniel Pinheiro, o fotógrafo de natureza português, se manifesta sobre a publicação da sua fotografia de borboletas a beber água no rio Iguaçu, no Brasil, a fotografia que agora vai correr o mundo nas páginas da revista. “Para mim, e ao fim de apenas cinco anos dedicados a fotografar e a documentar a natureza, é certamente o momento mais especial”. Mais especial do que os prémios e menções que a mesma fotografia, captada em dezembro de 2012, já conseguiu alcançar.

A primeira vez na National Geographic Magazine ...um sonho tornado realidade!E o grande momento que anunciei era...

Posted by Daniel Pinheiro on Quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Na fotografia, tirada no Brasil, vê-se a floresta da Argentina ao longe e borboletas, muitas borboletas. Quando a água do rio Iguaçu desce, pela ação das barragens a montante, formam-se pequenas poças de água ricas em sais minerais. As borboletas da família Pieridae deslocam-se para o local só por causa disto. Bebem a água para reter os sais e depressa a expelem novamente. “São tantas que em meia hora ou uma hora secam uma poça”, diz o fotógrafo.

Daniel Pinheiro completou o mestrado em Produção de Documentários da Vida Selvagem em Inglaterra em 2011. E em 2012-2013 estava no Brasil a trabalhar como assistente de câmera e operador de som para uma série de produção alemã e austríaca. Dos dois anos de filmagens, o fotógrafo de Coimbra colaborou, no total, durante seis meses. Dos cinco episódios produzidos, três contam com o seu trabalho. Foi durante este período que conseguiu captar a fotografia das borboletas e outras desta região isolada do globo.

“Wild Untamed Brazil” é o nome da série no National Geographic Channel, produzida pelos estúdios Terra Mater e Light and Shadow Productions, que já passou em Portugal. A série retrata desde a Mata Atlântica no litoral, até à Catinga e Serrado no interior, passando pelos incontornáveis Pantanal e Amazónia, sem esquecer as ilhas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.