Dark Mode 165kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Fotógrafo português tem honras de dupla página na revista National Geographic

Esta segunda-feira, a fotografia de Daniel Pinheiro estava nas bancas nos Estados Unidos. O fotógrafo espera que em setembro chegue a Portugal. Ao Observador explicou que fotografia é esta.

6 fotos

“A primeira vez na National Geographic Magazine. Um sonho tornado realidade!” É assim que Daniel Pinheiro, o fotógrafo de natureza português, se manifesta sobre a publicação da sua fotografia de borboletas a beber água no rio Iguaçu, no Brasil, a fotografia que agora vai correr o mundo nas páginas da revista. “Para mim, e ao fim de apenas cinco anos dedicados a fotografar e a documentar a natureza, é certamente o momento mais especial”. Mais especial do que os prémios e menções que a mesma fotografia, captada em dezembro de 2012, já conseguiu alcançar.

A primeira vez na National Geographic Magazine ...um sonho tornado realidade!E o grande momento que anunciei era...

Posted by Daniel Pinheiro on Quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Na fotografia, tirada no Brasil, vê-se a floresta da Argentina ao longe e borboletas, muitas borboletas. Quando a água do rio Iguaçu desce, pela ação das barragens a montante, formam-se pequenas poças de água ricas em sais minerais. As borboletas da família Pieridae deslocam-se para o local só por causa disto. Bebem a água para reter os sais e depressa a expelem novamente. “São tantas que em meia hora ou uma hora secam uma poça”, diz o fotógrafo.

Daniel Pinheiro completou o mestrado em Produção de Documentários da Vida Selvagem em Inglaterra em 2011. E em 2012-2013 estava no Brasil a trabalhar como assistente de câmera e operador de som para uma série de produção alemã e austríaca. Dos dois anos de filmagens, o fotógrafo de Coimbra colaborou, no total, durante seis meses. Dos cinco episódios produzidos, três contam com o seu trabalho. Foi durante este período que conseguiu captar a fotografia das borboletas e outras desta região isolada do globo.

“Wild Untamed Brazil” é o nome da série no National Geographic Channel, produzida pelos estúdios Terra Mater e Light and Shadow Productions, que já passou em Portugal. A série retrata desde a Mata Atlântica no litoral, até à Catinga e Serrado no interior, passando pelos incontornáveis Pantanal e Amazónia, sem esquecer as ilhas.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.