O líder da Nova Democracia, Vangelis Meimarakis, recebeu esta sexta-feira mandato para tentar formar Governo na Grécia do Presidente da República, após a demissão anunciada esta quinta-feira pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras, que pediu a convocação de eleições antecipadas.

Vangelis Meimarakis recebeu um email da Presidência da República já depois da meia-noite, depois de ter invocado o seu direito constitucional para tentar formar Governo, numa tentativa de evitar eleições antecipadas na Grécia, a segunda votação em menos de um ano.

O líder da Nova Democracia terá agora três dias para tentar formar um Governo que o Presidente da República considere estável, uma tarefa que não se advinha fácil considerando o reduzido número de deputados da Nova Democracia no Parlamento grego.

Na lista dos potenciais parceiros está o PASOK, com quem já formou coligação no Governo anterior, mas que também tem um número muito reduzido de deputados no Parlamento, e o To Potami, a terceira força política, mas também com um número insuficiente para chegar sequer perto de uma maioria.

Entre as hipóteses, mas ainda por decidir, está a possibilidade da Aurora Dourada, o partido neo-nazi da Grécia, ser convidado para integrar a coligação. Ainda assim, os números continuam a não ser favoráveis a Meimarakis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR