O chefe da diplomacia britânica, Philip Hammond, reabriu hoje a embaixada do seu país em Teerão, quatro anos após a invasão da embaixada britânica em Teerão por manifestantes próximos do regime iraniano da altura.

O secretário dos Negócios Estrangeiros britânico entrou perto do meio-dia no complexo da Embaixada, logo após a sua chegada a Teerão, segundo relatou um fotógrafo da agência de notícias France Presse, e chegou mesmo a anunciar a sua chegada à capital iraniana na rede social Twitter classificando-a como “um momento histórico nas relações entre o Irão e o Reino Unido”.

Após a cerimónia de reabertura, Philip Hammond deverá reunir-se com vários líderes iranianos, incluindo o presidente, Hassan Rohani, e seu homólogo, Mohammad Javad Zarif, com o qual dará uma conferência de imprensa no final do dia.

Esta é a primeira visita de um chefe da diplomacia britânica ao Irão desde 2003 e ocorre depois de vários ministros europeus terem visitado Teerão, no âmbito da assinatura do acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano a 14 de julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A reabertura da embaixada britânica em Teerão dá-se ainda em simultâneo com a reabertura da embaixada iraniana em Londres, também fechada desde há quatro anos.

A embaixada britânica encerrou em novembro de 2011, após ter sido invadida por manifestantes favoráveis ao regime do então presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, hostil a sanções mais duras contra o Irão relacionadas com o polémico programa nuclear.

Os principais países europeus têm atualmente embaixada em Teerão, mas os Estados Unidos e o Canadá ainda não reabriram a deles.

“A reabertura de nossas embaixadas é um passo fundamental na melhoria das nossas relações bilaterais”, disse Hammond, em comunicado divulgado pelo gabinete dos Negócios Estrangeiros, em Londres, antes da sua partida.

O ministro afirmou que “isso não significa” que concordem em tudo, mas sublinhou que “é desejável que o Reino Unido e o Irão tenham missões diplomáticas recíprocas”.

“Primeiro, queremos garantir que o acordo nuclear é um sucesso, particularmente no que diz respeito à promoção do comércio e do investimento, uma vez que as sanções serão levantadas”, disse.

Hammond está no Irão acompanhado por vários líderes empresariais.

O ministro britânico afirmou ainda que o Reino Unido e o Irão também deverão estar preparados para discutir os desafios que enfrentam, como o terrorismo, a estabilidade regional, a expansão do movimento do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, a luta contra o tráfico de drogas e migração.

Hammond acrescentou que a embaixada será inicialmente gerida pelo encarregado de negócios, mas adiantou que deverá ser nomeado um embaixador nos próximos meses.