Esta terça-feira, se espreitar o top das músicas mais vendidas do iTunes na Áustria, vai deparar-se com algo incomum. No pódio — logo após o tema Sugar, do produtor alemão Robin Schulz — surge Schweigeminute (Traiskirchen). O nome, em português, significa “Minuto de Silêncio”. E não havia melhor nome para esta faixa pois, na realidade, é exatamente isso que ela é. Um minuto de silêncio.

Não se trata de um embuste. A chave para compreender o fenómeno está no segundo nome do tema: “Traiskirchen”, em alusão ao campo de refugiados de Traiskirchen, no sul de Viena, onde cerca de 1.500 pessoas vivem em condições consideradas “desumanas” pelas agências internacionais. Assim, este “Minuto de Silêncio” faz parte do mais recente projeto de Raoul Haspel, um artista austríaco descontente com as políticas governamentais no que diz respeito a refugiados, de acordo com o site The Verge

A faixa custa 99 cêntimos e o montante angariado com a venda beneficiará a favor deste campo de refugiados. Publicada na passada sexta-feira, está a um pequeno passo de conquistar o primeiro lugar nas vendas do iTunes e Haspel espera que o tema entre no top das 40 músicas mais vendidas na Áustria ainda esta semana. No entanto, ao The Verge, o artista preferiu não avançar já com números, indicando que ainda é demasiado cedo para estimar o valor angariado até ao momento.

E porquê um “Minuto de Silêncio”? É o próprio Raoul Haspel a explicar:

Quando há um conflito, ou uma situação extrema, quem repete os mesmos argumentos aumenta apenas o tom e a intensidade da sua voz, e normalmente não ajuda muito a resolver o problema. Mas quem permanece calmo, quem reflete mais, tem silêncio suficiente para ouvir a sua voz interior e, normalmente, essas pessoas ajudam muito mais.” — Raoul Haspel, em declarações ao The Verge

Para além do iTunes, Schweigeminute está também disponível na Play Store e na Amazon. Mas nem o baixo custo impede que estas lojas cobrem uma comissão à venda da faixa. Raoul Haspel tem esperança de que abram uma exceção a esta causa mas, caso isso não aconteça, o artista garante que pagará a diferença por sua própria conta.

Segundo a BBC, a Áustria recebeu mais de 10.000 pedidos de asilo no primeiro trimestre de 2015. Em 2014, este número ascendeu os 28.000. No caso específico do campo de refugiados de Traiskirchen, as cerca de 1.500 pessoas dormem ao relento, num local que carece de assistência médica e organização. Geralmente, estas pessoas fogem da Síria e de outras zonas em guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR