A moda voltou a ir ao baú, e desta vez no baú estavam padrões à papel de parede dos anos 60, vestidos compridos à Woodstock e tecidos brilhantes a pedirem a primeira fila num concerto de David Bowie. As décadas da guerra fria para usar na estação fria — podia ser este o slogan de alguns designers nas suas propostas femininas para o próximo outono inverno.

A model walks the runway during the Valentino show as part of the Paris Fashion Week Womenswear Fall/Winter 2015/2016 on March 10, 2015 in Paris, France.

Uma das propostas Valentino. © Pascal Le Segretain/Getty Images

O espírito vintage vê-se nos materiais — da camurça ao verniz –, no formato dos acessórios, dos vestidos e das calças, mas é sempre atualizado numa espécie de retro-futurismo que foi evidente no desfile Balmain ou Christian Dior, com as modelos vestidas em padrões gráficos e calçadas com botas de vinil que fazem lembrar uma cat woman coleante… e contemporânea do Gato Félix.

Os brilhos para usar durante o dia, as cores ricas e a onda boémia a transmitir liberdade foram de resto as grandes surpresas na estação que costuma ser escura (embora também haja um toque gótico em algumas coleções, sobretudo as que já nos habituaram ao preto, seja verão ou inverno, como Givenchy e Alexander McQueen).

Em fotogaleria reunimos 15 tendências saídas das passerelles, com sugestões de compras mais em conta, para não ver as notas a voar como as folhas das árvores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR