A partir do dia 1 de janeiro de 2016 comprar tabaco não vai ser bem a mesma coisa. De acordo com a nova lei do tabaco, aprovada pelo Governo em abril e depois aprovada no Parlamento, a partir do próximo ano quem comprar maços de tabaco terá de olhar frequentemente para imagens de pessoas a cuspir sangue, pulmões, línguas e gargantas com tumores malignos, pessoas mortas ou doentes em camas de hospital ou de bebés a fumar através de uma chucha.

A nova lei, que impõe restrições à venda e que obriga os maços a serem ilustrados com imagens dos malefícios do tabaco, a cores, foi publicada nesta quarta-feira em Diário da República. São ao todo 42 imagens (na galeria, em cima), que terão de ser incluídas nas embalagens de tabaco a partir do dia primeiro dia de 2016.

A ideia é lembrar sistematicamente os fumadores de que fumar prejudica a saúde, que provoca “nove em cada 10 cancros do pulmão”, “cancro da boca e da garganta”, “acidentes vasculares cerebrais e incapacidades” e que “os filhos de fumadores têm maior propensão para fumar”, entre outras advertências.

Além das 42 novas imagens, a nova lei decreta ainda a proibição gradual de fumar em todos os espaços públicos fechados, como restaurantes, bares, discotecas e casinos. Esta proibição, no entanto, terá um período de adaptação alargado e só terá de ser completa em 2021. As imagens, contudo, aparecem já a 1 de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR