A editora Jacarandá encerra o ano com quatro “grandes apostas”, entre elas a biografia do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi e Também isto passará, que foi “livro sensação da Feira de Frankfurt do ano passado”, disse à Lusa fonte editorial.

Também isto passará, da escritora espanhola Milena Busquets, é editado no dia 4 de setembro. A autora escolheu para título um conto popular chinês, segundo o qual o imperador certo dia reuniu todos os sábios, a quem pediu que encontrassem uma frase que servisse para todas as ocasiões. Passados três meses a frase foi-lhe apresentada: “Também isto passará”.

A ação narrativa desenrola-se em Cadaqués, localidade catalã da província de Girona e, segundo a autora, citada pela Jacarandá, o livro é “uma carta de amor” à sua mãe que, na infância, lhe narrou o conto chinês. Busquets, de 43 anos, estreou-se literariamente em 2008, com o romance “Hoy he conocido a alguien”.

jacaranda

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fora da ficção, a principal aposta é a biografia de Silvio Berlusconi, de Alan Friedman, jornalista do Financial Times, com o título provisório de My way, resultado de mais de 100 horas de entrevistas, no registo Frost/Nixon [do jornalista britânico com o ex-presidente norte-americano], que “cria um fascinante olhar objetivo sobre a vida do controverso magnata, a Itália das últimas décadas, e a política internacional, em que são feitas muitas revelações, envolvendo muitos Chefes do Estado, antigos e atuais”. A biografia do ex-primeiro-ministro italiano e líder do partido Forza Italia, atualmente com 78 anos, é publicada em outubro.

O casal fiel, de A.D. Miller, chega a 4 de setembro. A editora descreve-o como “uma intrigante história sobre a amizade entre dois homens, com uma mulher ao centro” e “um profundo sentido de complexidade moral”, adiantou a mesma fonte.

O britânico Andrew D. Miller, de 41 anos, é jornalista, tendo o seu primeiro romance, “Quando a neve começa a derreter”, sido publicado em 25 línguas e nomeado para vários galardões, entre eles o Man Booker Prize, o James Tait Black Award e o Galaxy National Book.

“Ainda em setembro, lançamos um livro que é uma referência na área da culinária, o Celebrar com vegetais, do internacionalmente reconhecido, Yotam Ottolenghi”, adiantou a mesma fonte.

A outra “grande aposta” da Jacarandá é o livro Youth – A Juventude (título a confirmar), de Paolo Sorrentino, a publicar em dezembro. Esta obra deu origem ao novo filme de Paolo Sorrentino, com o mesmo título, que foi selecionado para o Festival de Cannes, e que se estreia em Portugal a 3 de dezembro.

Sorrentino, nascido há 45 anos em Nápoles, Itália, é o realizador de “A Grande Beleza”, vencedor do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, de um Globo de Ouro e de um prémio da Academia Britânica das Artes do Cinema e da Televisão (BAFTA), no ano passado.

A Jacarandá, do grupo Presença, conta ainda publicar “Segunda vida”, de S. J. Watson, em novembro, que qualifica como um “thriller psicológico”. O livro de estreia do autor britânico Steve J. Watson, “Antes de adormecer”, foi “um fenómeno de vendas em todo o mundo, tendo sido adaptado ao cinema”.

Em outubro sai “Diário de Sofia & Cia. Aos 15 anos”, de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Marta Teive.