O Índice Composite de Xangai valorizava 51,29 pontos, cotando-se nos 3.134,88 pontos.

O principal indicador de Shenzhen, a segunda praça financeira da China, seguia a mesma tendência, ao subir 1,21% poucos minutos após o início das operações.

A bolsa de Xangai fechou a sessão de quinta-feira em forte alta, o primeiro dia da semana em que negociou sempre em terreno positivo, interrompendo o ciclo de pesadas perdas, sofridas em particular na “segunda-feira negra”, quando “afundou” 8,49%, a maior queda em oito anos no volátil mercado de capitais da China.

Bolsa de Tóquio sobe quase 3% a meio da sessão impulsionada pela China

Entretanto a bolsa de Tóquio estava a valorizar quase 3% a meio da sessão, impulsionada pela forte tendência de alta dos mercados internacionais na véspera e pelo desempenho da praça financeira de Xangai que negoceia no “verde”. Até à pausa para intervalo, o principal índice, o Nikkei, avançou 513,66 pontos (2,77%), cotando-se nos 19.088,10 pontos. O segundo indicador, o Topix, subia 46,99 (3,13%), até aos 1.547,40 pontos.

O Nikkei voltou a ultrapassar assim a barreira psicológica dos 19.000 pontos, cotação que perdeu no início da semana devido à crise bolsista global desencadeada pela China, tendo chegado a cair para os seus piores níveis em dois anos e meio.

O comportamento da praça financeira de Tóquio fez eco do claro sinal de recuperação na bolsa de Xangai que na primeira parte da sessão de hoje se ‘aguentava’ no “verde”, registando ganhos de quase 2%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR