Um arcebispo católico acusado de abusar sexualmente de crianças foi encontrado morto esta sexta-feira, informa a Reuters.

Jozef Wesolowski estava a ser julgado por pagar a rapazes por favores sexuais e comprar material pedófilo na Internet. As crianças abusadas teriam entre 13 e 16 anos e estavam no mercado da prostituição na República Dominicana. Foi o primeiro alto cargo da Igreja Católica a ser levado pelo Vaticano para o banco do tribunal, por ordem no Papa Francisco.

O Vaticano afirma que o antigo arcebispo foi encontrado no seu quarto, onde tem estado preso desde há um ano. Tudo indica que Jozef Wesolowski morreu por causas naturais, mas a autópsia vai ser realizada ainda esta sexta-feira.

Há um mês, o arcebispo tinha sido hospitalizado um dia antes de se apresentar no tribunal na sequência de uma queda. Jozef Wesolowski foi embaixador do Vaticano em Santo Domingo (República Dominicana) durante cinco anos. Em 2013 voltou para a Roma, mas abandonou os cargos na igreja logo após a imprensa dominicana ter desvendado os alegados crimes de Jozef Wesolowski.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR