O governador da Florida, Rick Scott, declarou esta sexta-feira o estado de emergência naquele estado norte-americano, de forma antecipar o impacto da tempestade tropical Erika, que deverá atingir a região sudeste dos Estados Unidos na próxima semana.

A tempestade tropical Erika alcançou Porto Rico e as Ilhas Virgens esta sexta-feira, com ventos e chuva fortes, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. A tempestade dirige-se agora para as Caraíbas e pode alcançar a República Dominicana, segundo a Reuters.

115331W5_NL_sm

Créditos: National Hurricane Center

“A tempestade tropical Erika representa uma grave ameaça para todo o estado da Florida e exige que sejam tomadas precauções antecipadas para proteger as comunidades, as infraestruturas mais críticas e, em geral, o bem-estar do estado”, indicou Rick Scott, na ordem executiva divulgada. O governador agendou para esta sexta-feira três diferentes reuniões para estudar a situação e uma conferência de imprensa para explicar as medidas a adotar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esperam-se ventos de quase 100 quilómetros por hora e inundações de até 30 centímetros na República Dominica e no Haiti. Estes países preparam-se agora para enfrentar deslizamentos de terra e enchentes relâmpago “ameaçadores para a vida”, conforme a descrição da agência meteorológica dos Estados Unidos. No entanto, o Erika deverá enfraquecer ao chegar à República Dominicana e não deve alcançar o território norte-americano com a categoria de furacão.

Esta quinta-feira algumas pessoas desapareceram em Dominica (Caraíbas) devido aos deslizamentos de terra provocados pelos períodos de chuva forte que a aproximação do Erika está a criar. Algumas estradas e pontes foram destruídas pelas enchentes nos rios caribenhos.

Erika é o quinto furacão desta temporada no Atlântico. Foi descrito pelas agências meteorológicas como “incommumente difícil de prever devido a perturbações provocadas pelos padrões de vento e interação com a terra (que enfraquecem a tempestade) e pelas águas quentes (que empregam mais energia)”.

O Erika pode dissipar-se no máximo em 24 horas. Se chegar à Flórida, será o primeiro depois de Wilma, o furacão de categoria 5 que devastou os Estados Unidos há quase dez anos. A guarda costeira norte-americana emitiu igualmente um alerta aos navegadores e aos portos devido aos fortes ventos que podem atingir a costa da Florida nas próximas 72 horas.