As crianças e as famílias sírias que tinham sido resgatadas do camião de refugiados na Áustria desapareceram do hospital para onde tinham sido levadas. A notícia é avançada pela BBC, que cita fonte policial. As três crianças estavam a receber tratamento hospitalar depois de terem sido encontradas desidratadas em estado grave e atordoadas devido ao calor que se sentia no camião.

As crianças faziam parte de um grupo de 26 refugiados da Síria, do Afeganistão e do Bangladesh. São duas meninas e um menino, entre um e os cinco anos de idade. Viajavam na parte de trás do camião, que foi mandado parar na sexta-feira pela polícia austríaca em Braunau, na fronteira com a Alemanha. O condutor romeno foi detido pela polícia.

O correspondente da BBC em Braunau conta que as crianças e respetivas famílias terão desaparecido durante o dia de sábado. Acrescenta ainda que terão fugido para tentar atravessar a fronteira para a Alemanha para não correrem o risco de serem deportadas para a Hungria, é a tese da polícia. O caso do camião com 26 refugiados vem na sequência de um outro camião encontrado com 71 corpos de refugiados, dois dias antes.

Este domingo, a chanceler alemã defendeu maior rapidez na integração dos refugiados e a expulsão daqueles que “não podem ficar”. Os ministros do Interior dos países da União Europeia vão reunir-se a 14 de setembro em Bruxelas para discutir a crise dos refugiados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR