É uma questão de interpretação, mas não só. Aos 29 anos, o chinês Xiao Jiguo ganha a vida a imitar o atual presidente dos Estados Unidos da América. As semelhanças com Obama são tão evidentes que o Daily Mail já o batizou de “Barack de Pequim” — tanto as sobrancelhas como as orelhas são idênticas às do ainda presidente. O mesmo se pode dizer do muito característico gesticular das mãos.

Xiao, originário da província de Sichuan, conheceu o sucesso imediato quando, em 2012, um amigo o filmou a cantar e colocou o respetivo vídeo online — choveram comentários a propósito das muitas semelhanças entre Xiao e Obama. Nesse mesmo ano, o agora conhecido ator (com direito, inclusive, a uma curta referência no site IMDB), participou num programa de televisão, pelo que não demorou muito até que chegassem as primeiras oportunidades de trabalho no pequeno ecrã, incluindo participações em longas-metragens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jovem ator baseou-se em centenas de vídeos do presidente Obama e até estudou a língua inglesa para ficar a par da maneira de ser e de falar do líder da maior potência mundial. Mais, no passado mês de maio lançou uma sitcom online com o nome de Obama (Obama Goes on Dates) — o Daily Mail garante que as capacidades mímicas de Xiao são impressionantes, ele que consegue reproduzir algumas expressões faciais de Obama. A isso soma-se a cirurgia plástica a que se submeteu no início do ano.

Verdade ou não, Xiao garante ainda que faz anos a 5 de agosto, um dia depois de Obama.