Oito jovens missionários que viajam numa carrinha de nove lugares com destino a Dornes ficaram encarcerados depois da viatura onde seguiam se ter despistado no quilómetro 53 do IC9, perto de Alburitel, em Ourém, avança ao Observador a Proteção Civil de Santarém.

Sete dos feridos, que terão entre os 16 e os 30 anos, já foram retirados do veículo e transportados para o Hospital de Abrantes. Uma outra pessoa, que ficou encarcerada debaixo da viatura, acabou por morrer no local.

De acordo com a Proteção Civil, que recebeu o alerta pelas 18h22, a carrinha capotou entre Vale dos Ovos e Alburitel. Ao local do acidente acorreram 14 veículos e 37 operacionais, dos bombeiros e INEM, incluindo um helicóptero, e também a GNR que investiga as causas do acidente.

Carlos Cravo explicou que os feridos foram transportados para o hospital de Abrantes, sendo que o despiste teve origem, “aparentemente, num cão que andava a circular no IC9”.

“Para se desviar do animal, a viatura embateu num rail e despistou-se, ficando tombada lateralmente”, precisou.

À agência Lusa, o capitão Carlos Canatário, do Comando Territorial de Santarém, referiu que o alerta para o acidente, ao quilómetro 53, no sentido Tomar-Ourém, chegou a esta força de segurança às 18h21.

Às 20h40 o trânsito mantinha-se cortado, para a realização de diligências por parte do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação daquele comendo, prevendo-se “entre 45 minutos a uma hora a reabertura da via ao tráfego automóvel”, acrescentou Carlos Canatário.

Este responsável confirmou que as primeiras indicações revelam que o acidente pode ter sido originado pela presença de um animal na via.