A coprodução luso-brasileira “Getúlio” lidera as nomeações para o Grande Prémio do Cinema Brasileiro, a entregar hoje, no Rio de Janeiro, ao estar presente em 14 das 26 categorias, incluindo melhor longa-metragem, realização, ator e atriz.

“Getúlio” também é finalista na categoria Melhor Som, pelo trabalho feito pela equipa formada pelos portugueses Pedro Melo e Branko Neskov, e pelo brasileiro Alessandro Laroca.

O realizador João Jardim, a atriz Drica Morais e os atores Alexandre Borges, Tony Ramos (Melhor Ator) e Adriano Garib (Melhor Ator Secundário) são outros candidatos aos prémios da Academia Brasileira de Cinema.

A obra também recebeu nomeações nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Direção Artística, Melhor Argumento Original, Melhor Montagem de Ficção, Melhor Maquilhagem e Melhor Guarda-roupa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O filme centra-se na fase final do governo brasileiro de Getúlio Vargas, em 1954. O político foi Presidente do país, primeiro durante a década de 1930 e o período subsequente ao golpe de Estado que o manteve no poder até 1945 e, depois, na década de 1950, como Presidente eleito.

Vargas, que é interpretado por Tony Ramos, suicidou-se a 15 de agosto de 1954, depois de se ver ameaçado por uma conspiração militar.

“Getúlio” é uma coprodução entre a brasileira Copacabana e a portuguesa Midas Filmes, com participação dos atores portugueses Fernando Luís e José Raposo e do luso-brasileiros Thiago Justino.

A longa-metragem foi feita com apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e da RTP, que já a exibiu por duas vezes este ano.

Outros filmes brasileiros que se destacam entre os finalistas do Grande Prémio são “O Lobo atrás da Porta”, do realizador Fernando Coimbra, com 12 nomeações, “Tim Maia”, de Mauro Lima, e “Irmã Dulce”, de Vicente Amorim, com dez nomeações cada um.

Entre os finalistas de Melhor Longa-Metragem Estrangeira está um argentino, “Relatos Selvagens”, e quatro norte-americanos conhecidos por terem concorrido em diferentes categorias nos Óscares: “Boyhood: Da infância à juventude”/”Boyhood: Momentos de uma vida”, “Clube de Compras Dallas”/”Clube Dallas”, “O Grande Hotel Budapeste” e “O çobo de Wall Street”.