A empresa Transportes de Lisboa anunciou esta sexta-feira que as ligações fluviais da empresa Transtejo vão ser afetadas nos dias 7 e 8 de setembro, devido a uma greve parcial dos trabalhadores.

“Por motivo de greve parcial, convocada por várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores da Transtejo, não será possível garantir o serviço regular de transporte fluvial, nos dias 7 e 8 de setembro”, refere a empresa, em comunicado.

A Transtejo é a empresa responsável pelas ligações fluviais entre Cacilhas, Seixal, Montijo e Trafaria e Lisboa, estando integrada na Transportes de Lisboa, juntamento com o Metro, Carris e Soflusa. Os trabalhadores da Transtejo vão avançar com uma greve de três horas por turno a 7 e 8 de setembro, que afetam, em especial, as horas de ponta.

“Esta é a resposta às medidas prepotentes e arbitrárias da atual administração, que recusa negociar as condições de trabalho e procede a aumentos de salários de quadros superiores em valores que atingiram 2.500 euros por mês”, refere a FECTRANS – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A federação acusa o Governo de estar a proceder à “destruição da organização e funcionamento das empresas Carris, Metro, Transtejo e Soflusa, para gerar a extinção de centenas de postos de trabalho e embaratecer a operação de privatização em curso”.

Na ligação entre Cacilhas e o Cais de Sodré estão previstas duas ligações ainda antes das 7h00, depois as ligações vão parar e apenas serão retomadas pelas 9h35. No período da tarde, as ligações vão começar a parar pelas 16h45 e são apenas retomadas pelas 20h30. Na ligação do Seixal com o Cais de Sodré, a empresa refere que vai realizar-se uma carreira pelas 7h00 e que depois as carreiras começam a circular pelas 9h30. No período da tarde, os barcos vão parar entre as 16h30 e as 20h30.

A carreira entre o Montijo e o Cais do Sodré também vai ter uma carreira pelas 7h00, com as ligações a serem depois retomadas pelas 9h30. No período da tarde, as ligações voltam a parar entre as 16h30 e às 20h30.A ligação entre a Trafaria, Porto Brandão e Belém também vai ser afetada pela greve, com a primeira ligação a ser efetuada às 11h00. De tarde, os barcos voltam a parar pelas 16h00 e começam a funcionar pelas 20h30.

Os trabalhadores da Soflusa, empresa que faz a ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa, também agendaram uma greve para os dias 7 e 8 de setembro, que foi adiada para 14 e 15 de setembro.