Dez concelhos dos distritos do Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo informação disponível na página do IPMA na Internet, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Valongo (distrito do Porto), Castelo de Paiva (Aveiro), Arouca (Aveiro), Miranda do Corvo (Coimbra), Castanheira da Pêra (Leiria), Pedrogão Grande (Leiria), Figueiró dos Vinhos (Leiria), Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal (Santarém) e Mação (Santarém).

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio vários concelhos de vários distritos de Portugal continental, incluindo Monchique, distrito de Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto à previsão do tempo, o IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade, em especial por nuvens altas nas regiões centro e sul.

Durante a tarde, preve-se aumento de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro.

O vento será fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado a forte (20 a 40 km/h) do quadrante leste no interior norte e centro até meio da manhã e para o final do dia e moderado (20 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Prevê-se ainda pequena subida da temperatura máxima, em especial no litoral das regiões norte e centro, e uma pequena descida da temperatura mínima na região Sul.