O diretor geral da Saúde, Francisco George, anunciou que estão internadas cinco pessoas com a Doença dos Legionários no Grande Porto, tendo a bactéria sido identificada em seis torres de arrefecimento de edifícios já encerrados e desinfetados.

Em conferência de imprensa no Porto, Francisco George explicou que desde a última semana de julho foram notificados 16 casos de pessoas com a Doença dos Legionários no Grande Porto, dois dos quais foram adquiridos durante viagens ao estrangeiro, ou seja, com incubação da doença fora de Portugal.

Neste momento, disse o diretor geral, estão cinco doentes internados na rede hospitalar do Porto, que apresentam uma “evolução clínica favorável”.

“Foi possível identificar em seis equipamentos de torres de arrefecimento a existência da bactéria, em locais que produzem aerossóis. Esses equipamentos foram de imediato encerrados e sujeitos a tratamento de desinfeção”, revelou, sem querer identificar quais os edifícios públicos em causa.

O diretor geral da Saúde deixou ainda bem claro que “esta situação é totalmente diferente daquela que se verificou em Vila Franca de Xira” no ano passado, onde em muito poucos dias surgiu “uma epidemia explosiva com 402 casos confirmados”, com registo de 14 óbitos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR