O Parlamento Europeu avalizou hoje por uma larga maioria regras que proíbem a clonagem de animais para fins agropecuários e a importação de alimentos e outros produtos provenientes desses animais.

Os eurodeputados aprovaram, por 529 votos a favor, 120 contra e 57 abstenções, a proibição da clonagem de “todas as espécies de animais mantidos e reproduzidos para fins agropecuários”, bem como a “importação de clones animais, clones em fase de embrião, descendentes de clones animais, produtos germinais [como sémen e embriões] de clones animais e seus descendentes, bem como géneros alimentícios e alimentos para animais provenientes de clones animais e seus descendentes”.

Atualmente, a clonagem não é utilizada para fins agropecuários na União Europeia, mas a técnica é utilizada em alguns países terceiros, como os EUA, o Canadá, a Argentina, o Brasil e a Austrália.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) considera a clonagem principalmente como um perigo de bem-estar animal.

Um parecer da AESA refere existirem problemas com a saúde das mães-hospedeira (nas quais os clones são implantados) e dos próprios clones.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR