Centenas de taxistas protestam esta terça-feira contra a Uber em Lisboa, Porto e Faro. E a resposta da tecnológica chegou em vídeo: a campanha #WHYIUBER está no ar – leia-se, na internet – para mostrar o que pensam os utilizadores e motoristas do serviço. Só no aeroporto de Lisboa, juntaram-se esta manhã cerca de 400 taxistas.

https://www.youtube.com/watch?v=jXA_G932hto

A empresa garante que “permanece empenhada em ligar cada vez mais utilizadores a motoristas, de forma a proporcionar viagens simples, seguras e convenientes nas cidades portuguesas”. E já é possível assistir a três vídeos no sites. Os próximos vão sair durante esta semana.

“A partilha de comentários e opiniões positivas sobre a Uber em Portugal revela a importância da liberdade de escolha e da aplicação da tecnologia e de novos modelos de negócio à mobilidade urbana”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Para esta campanha, a Uber recolheu mais de 700 testemunhos de utilizadores e parceiros-motoristas em Lisboa e no Porto, filmando-os durante as viagens ou recolhendo a sua opinião sobre a empresa através de comentários escritos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os taxistas estão esta terça-feira na rua em protesto contra a Uber, que chegou a Portugal em julho de 2014. O protesto foi organizado pela Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) e o presidente Florêncio de Almeida esperava que entre 1.500 e 2.000 taxistas aderissem ao protesto.

A Uber está proibida de operar desde abril, altura em que o Tribunal Cível de Lisboa aceitou a providência cautelar interposta pela ANTRAL. Contudo, a empresa adiantou que a notificação não abrangia a atividade da empresa no país, porque se referia à Uber Technologies, que opera nos Estados Unidos, e porque se referia a um serviço que não está disponível em Portugal, o UberPop.

A empresa que disponibiliza uma plataforma que liga utilizadores a motoristas privados apresentou defesa em tribunal, sem sucesso, tendo optado então pelo recurso. Neste momento, aguarda a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa. Os serviços disponíveis no país são o UberX e o UberBlack e, apesar de não ser possível aceder ao site, continua a ser possível aceder à aplicação móvel.