Hoje em dia, é comum estar à conversa com alguém e esse alguém, mas ou menos próximo, dividir a atenção entre nós e o telemóvel. O phubbing, como é conhecido este fenómeno, caracteriza-se pelo isolamento social de alguém que presta atenção ao telemóvel em vez da pessoa com quem está, pretensamente, a falar.

E o phubbing, diz um estudo da Universidade de Baylor, anda de mão dada com dinâmicas que podem destruir relações. Este estudo, referido pelo El País, entrevistou 145 adultos e elaborou uma escala para determinar graus de adição dentro de uma relação.

Para isto, basta responder de 1 (nunca) a 5 (sempre) a um conjunto de 9 questões. Faça também o teste:

  1. Durante a refeição o seu companheiro consulta o telemóvel?
  2. O seu companheiro coloca o telemóvel à vista quando estão juntos?
  3. O seu companheiro mantém o telemóvel na mão quando está consigo?
  4. Quando o telemóvel apita o seu companheiro atende logo, mesmo que isso signifique interromper a vossa conversa?
  5. O seu companheiro olha para o telemóvel quando está a falar com ele?
  6. Durante o vosso tempo de lazer, o seu companheiro usa o telemóvel?
  7. O seu companheiro não o usa o telemóvel enquanto estão a falar?
  8. O seu companheiro usa o telemóvel quando saem?
  9. Se houver uma pausa na conversa, o seu companheiro consulta o telemóvel?

Depois, os hábitos vitais e a felicidade foram os alvos os investigadores. Que concluíram que a intensidade de phubbing está relacionada com a deterioração da relação do casal. Mas aqui, outro fator entra em jogo – o estilo de ligação do casal. O estudo demonstrou que as relações nas quais existiam maiores níveis de ansiedade revelavam níveis mais altos de conflitos devido ao telemóvel.

Os investigadores concluiram, ainda, que existe uma correlação indireta entre o phubbing e os estado da relação do casal. Assim, aqueles que apresentaram piores resultados no teste de phubbing estavam num mau momento da relação.

E existe já quem queira colocar um ponto final a este fenómeno. ‘Stop phubbing‘ é um movimento online que tem como objetivo parar esta dependência do telemóvel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR